SóProvas


ID
727954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considerando que fatores como aspectos físicos e estética são
relevantes para se projetar e construir circuitos em média tensão,
julgue os itens de 76 a 78, acerca de arranjos de circuitos
subterrâneos em média tensão.

Se, por necessidade estética em local de determinada cidade, existir algum obstáculo ao atendimento da carga por meio de rede aérea convencional, havendo a necessidade de atendimento por rede de distribuição subterrânea, o arranjo mais adequado para esse caso será o do tipo primário em anel aberto.

Alternativas
Comentários
  • A escolha da configuração das redes primária e secundária na distribuição de energia elétrica é feita pesando vários fatores: padrão da rede já instalada, custo, carga consumida por km², limites dos indicadores de continuidade do serviço (DEC, FEC), etc.
    Questões como estética, espaço disponível, confiabilidade, concentração de carga e outros motivos podem levar à opção pela rede subterrânea. No caso em análise, a motivação para o uso da rede subterrânea foi estética. A definição do melhor arranjo, contudo, dependerá de outros fatores. É uma cidade histórica com pouca carga e sem muita necessidade de continuidade do serviço? Se for, pode usar um sistema radial simples, mais barato. É uma cidade saturada cheia de prédios grandes, comerciais, hotéis, etc.? Talvez seja melhor usar um sistema com primário seletivo (com reserva, talvez, pra ficar melhor ainda), ou então o mais caro, o reticulado. É um meio termo? De repente usa um primário em anel aberto ou, investindo um pouco mais, anel fechado.
    Normalmente, onde a carga é bem concentrada e a confiabilidade deve ser alta, não se vai utilizar sistema aéreo de distribuição. Então, podemos inferir que o caso estudado não exige grande confiabilidade. Assim, talvez o primário deva ser radial simples ou até um radial com recurso (anel), sei lá, mas entendo que não se pode afirmar que um determinado arranjo seria o mais adequado sem uma pá de outras informações.
    A NTD 1.04 da CEB (companhia elétrica de Brasília, cidade para onde eram as vagas do concurso que apresentou essa questão que estamos analisando), que trata de critérios de projeto e padrões de construção de rede de distribuição subterrânea, determina o seguinte:
    - Arranjo Radial Simples   
    Este arranjo é normalmente utilizado na ligação de cargas urbanas ou   suburbanas, para as quais há algum impedimento ou impossibilidade de   atendimento pela rede aérea convencional, devido a:   
    a) Necessidades estéticas;   
    b) Exigências ambientais; ou  
    c) Demanda avaliada superior à maior capacidade do transformador   utilizado na rede aérea, padronizado em 225 KVA. 
    - Arranjo Primário em Anel Aberto   
    Este arranjo é uma configuração intermediária entre o radial simples e o   primário seletivo, para atendimento a unidades consumidoras localizadas em   áreas urbanas com média densidade de carga, sendo recomendado para   introduzir melhorias nos índices de confiabilidade, ou devido às limitações   técnicas das redes aéreas, ou por questões estéticas ou ainda de ordem   ambiental.  
    Temos que considerar que a questão não especificou estar tratando da normatização da CEB, então outras companhias podem dizer coisas diferentes. A ANEEL, até o que sei, não especificou nada tão profundamente sobre o tema, deixando para as concessionárias utilizarem o bom senso.
    Percebe-se, contudo, que, mesmo considerando as determinações da CEB, não seria possível dizer se o mais indicado seria radial simples ou anel aberto. 
    Então, creio que é por isso que a questão está errada. Ela afirma algo que não pode ser considerado verdade sem maiores detalhamentos.
    Se alguém tiver outra opinião, agradeço =) Tive que dar uma boa pesquisada para conseguir formar uma.
  • pessoal em algumas regiões e ou cidades tem situação de desconforto pelo mal planejamento das ruas das cidades e construção de casas , enfim...o mais adequado , e visando a estética para esse atendimento - Tipo radial simples.