SóProvas


ID
728161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura TCP/IP e aos seus
principais protocolos.

Apesar de cuidar do controle de fluxo fim a fim, o TCP (transmission control protocol) não faz a fragmentação e a reconstrução de pacotes, deixando essa tarefa para as camadas subjacentes.

Alternativas
Comentários
  • O TCP é um protocolo orientado a conexões confiável que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da internet. Esse protocolo fragmenta o fluxo de bytes de entrada em mensagens discretas e passa cada uma delas para a camada internet. No destino, o processo TCP receptor volta a montar as mensagens recebidas no fluxo de saída.

    Tanenbaum, pg.29, 5ed
  • Urameshi está correto. Complementando:

    Segmentação é característica de TCP. Faz parte do conceito de entrega ordenada - em aplication layer há a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados em octetos. O TCP segmenta estes dados de tamanho especificado pelo valor MTU.
  • Para mim a questão está errada pois o TCP divide a mensagem recebida da camada de aplicação em segmentos e repassa esses segmentos ao IP, o qual encapsula os segmentos em datagramas que poderão ser divididos em pacotes. Assim, o TCP não lida diretamente com pacotes.
  • Na verdade acho que o grande problema da questão está no termo "pacotes". O termo correto seria mensagem. Pacote se refere, justamente, à fragmentos da mensagem gerado ( ai sim) pela camada de transporte. Por ser uma questão que cobra certo e errado, torna-se dificil saber o que a banca deseja saber.
  • Na verdade a diferença na nomenclatura é bastante crucial na área de redes e foi isso que causou a confusão nessa questão. Eu concordo com os colegas aí acima quanto à nomenclatura.
    A camada de transporte não FRAGMENTA ela SEGMENTA os dados e nessa área essa diferenciação é fundamental para a compreensão do conteúdo e das questões. Também acho que esta questão está errada. 
    Acho também que há outro erro em relação também a nomenclatura já que a camada de transporte lida com SEGMENTOS, os PACOTES são justamente da camada de REDES, assim como os QUADROS são da camada de ENLACE. 
    Então realmente o TCP não realiza a fragmentação e sim a SEGMENTAÇÃO, talvez o erro da questão esteja justamente no termo PACOTE, porém ele realmente não trata nem gera pacotes e sim a camada de REDE é que gera os pacotes. Não consegui ver o erro da questão
    Enfim de acordo com essa nomenclatura acho que o gabarito da questão está errado, a nao ser q eu não tenha visto algum erro além desses que eu citei acima, lembrando que esse é o gabarito PRELIMINAR, o CESPE ainda não lançou o definitivo dessa prova e com certeza está analisando uma chuva de recursos para essa questão. VAMOS ESPERAR e torcer para que eles tenham bom senso não só nessa questão, como na hora de formular outras tantas, eles deveriam ter o BOM SENSO para fazer questões que não gerassem tanta polêmica.

    Aos colegas peço que me corrijam se eu estiver errado.

    Obrigado
  • O TCP é um protocolo de transporte orientado a conexão e confiável que pode eventualmente transmitir pacotes fora de ordem, mas no destino ele remonta na ordem esses pacotes, ou seja ele fragmenta sim os pacotes, os envia e os remonta na ordem que deveriam estar, para posteriormente repassar à camada de aplicação.
    O erro está em dizer que ele não faz fragmentação e reconstrução de pacotes.
  • Vou discordar dos colegas acima.
    O TCP de fato não fragmenta e nem remonta pacotes. O PDU do TCP é segmento. Dizer que o TCP fragmenta fluxo de dados, que é sinônimo de segmentação é uma coisa. Dizer que fragmenta pacotes é outra.
    O erro da questão ocorre quando o autor coloca que a tarefa de fragmentação e remontagem dos pacotes é feita nas camadas subjacentes, quando na verdade é realizada apenas e tão somente na camada de rede. Perceba que o plural invalidou a questão.
  • Questão muito capciosa. O CESPE joga a afirmação "o TCP (transmission control protocol) não faz a fragmentação e a reconstrução de pacotes" para que o candidato faça uma reflexão fragmentação x segmentação e TCP x IP (como citado pelos colegas) e não dê muita atenção para a última oração da questão "deixando essa tarefa para as camadas subjacentes"; que é onde está o equívoco, uma vez que a fragmentação (e recosntrução) é feita SOMENTE pelo protocolo IPv4.
  • Realmente quem faz a Fragmentação (processo de divisão de datagramas em pequenas partes, denominadas fragmentos) é o protocolo IP. Os datagramas posseuem cabeçalhos e formatos identicos. Observa-se, ainda, que fragmentos podem ser fragmentados.
    Utiliza-se os seguintes campos do cabeçalho IP:
    - Identification: número inteiro que identifica o datagrama original, copiado para cada fragmento
    - Fragment Offset: deslocamento dos dados do fragmento em relação ao datagrama original; indicado em unidades de 8 bytes
    - Flags: conjuntos de 3 bits que auxiliam o processo de fragmentação; apenas dois bits são usados
    - Dont Fragment (DF): desabilita a fragmentação (ativa o campo DF)
    - More Fragments: indica se o fragmento transporta dados do fim do datagrama original,sendo o último, então, igual a 0.
  • Segundo Tanenbaum Quarta Edição no Capitulo 5, Item 5.6: 
    "Na Internet, a comunicação funciona da forma descrita a seguir. A camada de transporte recebe os fluxos de dados e os divide em datagramas. Teoricamente, cada datagrama pode ter até 64 Kbytes; no entanto, na prática, geralmente eles têm no máximo 1500 bytes (e portanto cabem em um único quadro Ethernet). Cada datagrama é transmitido pela Internet, talvez fragmentado em unidades menores durante o percurso até o destino. Quando todos os fragmentos finalmente chegam à máquina de destino, eles são remontados pela camada de rede no datagrama original. Em seguida, esse datagrama é entregue à camada de transporte, que o insere no fluxo de entrada do processo de recepção".
  • De acordo com Tanenbaum, 5ª edição, página 349:
    "As entidades transmissoras e receptoras do TCP trocam dados na forma de segmentos." (...)
    "Cada segmento deve caber na MTU no transmissor e receptor (...)."
    "Na prática, a MTU geralmente tem 1500 bytes (tamanho da carga útil Ethernet) (...)."
    "Porém, ainda é possível que os pacotes IP transportando segmentos TCP sejam fragmentados ao passar por um caminho da rede para o qual algum enlace tenha uma MTU pequena."
    "(...) as implementações TCP modernas realizam a descoberta da MTU do caminho " (evitando a fragmentação, pois ela reduz o desempenho)

    Portanto, existe sim a possibilidade do TCP realizar a fragmentação.
  • Essa questao me pegou, pois ate onde sei o TCP nao faz fragmentacao….estudar mais.

  • Além do protocolo IP ter como funcionalidade a fragmentação de pacotes, o TCP também possui essa característica. Sua fragmentação é baseada no tamanho especificado no valor MSS (Maximum Segment Size) definido no handshake de 3 vias do TCP, geralmente possuindo o valor 1460 (quando utiliza o protocolo ethernet na camada de enlace).

    Por essa razão, acredito que a questão esteja errada.

    Fonte: http://www.itnerante.com.br/group/redesdecomputadores/forum/topics/quest-o-de-redes-analista-da-c-mara-2012

  • Se o Tanenbaum disse que fragmenta, e o "Cid" disse que não fragmenta, me desculpe, mas fico com o Tanenbaum!!!

  • Perfeito os comentarios da CID(ou do cid, sei la) e do AporteLima. Divido com vcs a magoa, a raiva e a desgraca de ter errado esse questao por causa de put*** do CESPE. To com vcs e nao abro nessa, moçada!!

    E outra: se cair uma dessas na minha prova eu "erro" de proposito só de raiva.

    Misericordia!!!