SóProvas


ID
729130
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A depressão mais comumente diagnosticada e mais grave é chamada

Alternativas
Comentários
  • e) episódio depressivo maior.
  • Características do Episódio
      A característica essencial do Transtorno Depressivo Maior é um curso clínico caracterizado por um ou mais Episódios Depressivos Maiores, Sem história de Episódios Maníacos, Mistos ou Hipomaníacos (Critérios A e C). Os episódios de Transtorno do Humor Induzido por Substância (devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma droga de abuso, um medicamento ou exposição a uma toxina) ou de Transtorno do Humor Devido a uma Condição Médica Geral não contam para um diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior. Além disso, os episódios não devem ser melhor explicados por um Transtorno Esquizoafetivo, nem devem estar sobrepostos a Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme, Transtorno Delirante ou Transtorno Psicótico Sem Outra Especificação (Critério B). O quarto dígito no código diagnóstico para um Transtorno Depressivo Maior indica se este é um Episódio Único (usado apenas para primeiros episódios) ou Recorrente. Às vezes é difícil diferenciar entre um episódio único com sintomas que vêm e vão e dois episódios separados.

  • Karla pontuou corretamente e as informações podem ser encontradas em: http://depressao.pbworks.com/w/page/17510053/Tipos%20de%20Depress%C3%A3o

    No link acima também podem ser encontrados os tipos de depressão. Sobre o assunto Dalgalarrondo (2008) pontua alguns subtipos :

    Epsódio ou fase depressiva e transtorno depressivo recorrente

    Distimia

    Depressão atípica

    Depressão tipo melancólica ou endógena

    Depressão psicótica

    Estupor depressivo

    Depressão agitada ou ansiosa

    Depressão secundária ou rogânica

    Já o DSMIV classifica: F32 - Episódio Depressivo
    F32.0 - Episódio Depressivo Leve
    F32.00 - Episódio Depressivo Leve sem Sintomas Somáticos
    F32.01 - Episódio Depressivo Leve com Sintomas Somáticos
    F32.1 - Episódio Depressivo Moderado
    F32.10 - Episódio Depressivo Moderado sem Sintomas Somáticos
    F32.11 - Episódio Depressivo Moderado com Sintomas Somáticos
    F32.2 - Episódio Depressivo Grave sem Sintomas Psicóticos
    F32.3 - Episódio Depressivo Grave com Sintomas Psicóticos

    Desta forma, percebe-se que nas alternativas A), B), C) não se configuram como tipos de depressão, mas quadros, sintomas ou classificação inexistente.

  • Os transtornos depressivos incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor, transtorno depressivo maior (incluindo episódio depressivo maior), transtorno depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, transtorno depressivo induzido por substância/medicamento, transtorno depressivo devido a outra condição médica, outro transtorno depressivo especificado e transtorno depressivo não especificado.

    O transtorno depressivo maior representa a condição clássica desse grupo de transtornos.