SóProvas


ID
729676
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao orientar um grupo de adultos jovens sobre a sífilis, o enfermeiro deve enfatizar que

Alternativas
Comentários
  • Sífilis primária: geralmente, aparece uma mancha avermelhada e endurecida que se torna uma úlcera indolor e com os bordos endurecidos. No homem, esta úlcera localiza-se com mais freqüência no pênis, e na mulher, na vulva, vagina e colo do útero. Sífilis secundária: nesta fase pode ocorrer febre, dor de cabeça, dor nas articulações e dores musculares. As lesões características são avermelhadas e indolores e aparecem principalmente no tronco, na palma da mão e planta dos pés. Sífilis latente: nesta terceira fase, a pessoa não apresenta qualquer lesão ou sintoma da doença. A sífilis somente é diagnosticada através de exames laboratoriais. Sífilis tardia: pode envolver o sistema nervoso, causando meningite, paralisia, convulsões, perda da força muscular, enxaqueca, irritabilidade, perda da memória. O coração também pode ser afetado, ocorrendo lesões nas válvulas cardíacas, aneurisma da aorta e até infarto do miocárdio em decorrência do acometimento das coronárias. Sífilis congênita: é a contaminação do feto durante a gravidez. A infecção pode ocorrer em qualquer período da gestação. Quando a mulher adquire sífilis durante a gravidez ou engravida tendo a doença, pode sofrer aborto espontâneo, morte fetal, ou nascimento de uma criança com sífilis, por vezes portadoras de algum tipo de má formação.

    A penicilina é a droga de escolha. Administra-se penicilina G benzatina 2.400.000 UI IM dose única (SÍFILIS PRIMÁRIA)

    (SÍFILIS SECUNDÁRIA) 2.400.000 UI IM de 7 em 7 dias por 2 semanas (dose total 4.800.000 UI). Outra alternativa é a penicilina G procaína, 600.000 UI IM/dia por 10 dias.

    Drogas alternativas são a tetraciclina, eritromicina e doxiciclina.

    No caso de sífilis tardia OU TERCIÁRIA (exceto neurolues), utiliza-se penicilina benzatina 2.400.000 UI IM de 7 em 7 dias por 3 semanas (dose total 7.200.000 UI).

    Na neurossífilis usa-se penicilina G cristalina 12 a 24 milhões UI EV/dia (2 a 4 milhões de 4/4 horas por 10 a 14 dias) ou penicilina G procaína 2,4 milhões UI IM/dia mais probenecida 500mg VO 4x ao dia por 14 dias. Sempre usar penicilina benzatina 2.400.000 UI IM semanalmente por 3 semanas após qualquer um dos 2 tratamentos.



    Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sifilis/sifilis-4.php#ixzz1yoSb0E7N
  • Paludismo é sinônimo de malária.
  • Para mi, não há uma alternatico totalmente correta, visto que :a) a sífilis PRIMÁRIA caracteriza-se pelo surgimento de cancro duro , que desaparece em 4 SEMANAS.

    b)a administração intramuscular de Penicilina G Benzatina, uma vez por semana, durante 3 semanas, é indicada no tratamento da sífilis TARDIA ( LATENTE E TERCIARIA).

    c)é considerada doença de notificação compulsória para todos os tipos de sífilis: adquirida, GESTACIONAL  e congênita.

    d)as sinonímias das sífilis são Lues, doença de GALICA, LUES VENEREA, MAL GALICO, SIFILOSE, DOENÇA BRITÂNICA , MAL VENEREO E PESTE SEXUAL 

    e)o exame diagnóstico é, CLINICO, EPIDEMIOLÓGICO E  LABORATORIAL.
    Referencia: Guia de bolso, Doenças infecciosas e parasitárias, 8° Edição-Ministério da Saúde