SóProvas


ID
729958
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para a instalação de esquadrias, a fixação de marcos em madeira, de portas ou de janelas, pode ser feita com tacos de madeira tratada ou naturalmente resistente à umidade, previamente embutidos na alvenaria. Já para esquadrias de aço, a instalação pode seguir procedimentos distintos, tais como:

I. quando o quadro da esquadria for composto por chapas dobradas na forma de "U", faz-se o preenchimento da concavidade da chapa com pasta de cimento.

II. por meio de grapas (forma de "rabo de andorinha") coladas na alvenaria.

III. com espuma de poliuretano, que se expande após aplicação mediante reação com a umidade e o oxigênio do ar.

IV. com parafusos e buchas de náilon.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Espuma de Poliuretano na esquadria de aço ?
    Em esquadrias de madeira td bem, mas na de aço não segura não !!
  • Segundo YAZIGI:

    “A instalação das peças de serralheria deverá ser feita com o rigor necessário ao perfeito funcionamento de todos os seus componentes, com alinhamento, nível e prumo exatos, e com os cuidados necessários para que não sofram tipo algum de avaria ou torção quando parafusadas aos elementos de fixação. Todos os perfis laminados (cantoneiras) e chapas dobradas a serem utilizados nos serviços de serralheria terão de apresentar dimensões compatíveis com o vão e com a função da esquadria, de modo a constituírem peças suficientemente rígidas, não sendo permitida a execução de emendas intermediárias para a obtenção de perfis com maior comprimento. As grades, gradis, portões e demais peças de grandes dimensões precisam ser dotadas das travessas, mãos-francesas e tirantes que se fizerem necessários para garantir perfeita rigidez e estabilidade ao conjunto. As folgas perimetrais das partes móveis terão de ser mínimas, apenas o suficiente para que as peças não trabalhem sob atrito, e absolutamente uniformes em todo o conjunto. As ferragens a serem utilizadas deverão apresentar padrão de qual idade idêntico ao das especificadas para esquadrias de madeira, inclusive dobradiças. A fixação de esquadrias em alvenaria será feita com grapas de ferro chato bipartido tipo cauda de andorinha ou com parafusos apropriados, fixados com buchas plásticas expansíveis. As grapas serão solidamente chumbadas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3, distantes entre si não mais que 60 cm e em número mínimo de duas unidades por montante. A fixação em concreto terá de ser feita, como acima mencionado, com parafusos apropriados, fixados com buchas plásticas expansíveis. Eventuais vãos formados entre os montantes contíguos de duas peças de caixilharia justapostas, e entre os montantes perimetrais do conjunto e o concreto ou a alvenaria aparentes deverão ser integralmente calafetados com massa plástica à base de silicone, assegurando total estanqueidade ao conjunto contra a infiltração de água pluvial." 
    De acordo com o texto acima, o item II estaria correto.Conforme o colega mencionou acima, espuma de poliuretano não seria indicado para fixação de esquadrias de aço. Pelo menos não que eu saiba. 
    Se alguém tiver alguma referência bibliográfica pra nos informas.Sendo assim, acredito que a resposta mais correta seria LETRA B, pois considera os itens II e IV como corretos.

  • Lucas Mendes

    Para mim também o gabarito da questão é letra B. 

  • Acredito que a resposta mais correta é a b. Espuma para fixação de alumínio nunca vi.

  • A fixação de esquadrias de aço na alvenaria pode ser feita de diferentes formas:
    I) quando o quadro da esquadria for composto por chapas dobradas na forma de “U”, com a abertura voltada para fora da esquadria, mediante preenchimento da concavidade da chapa com argamassa

    ERRADO - O Preenchimento é com argamassa e não com pasta de cimento como diz a questão
    II) por meio de grapas (forma de "rabo de andorinha"), previamente soldadas no marco da esquadria e posteriormente chumbadas na alvenaria com argamassa de cimento e areia

    ERRADO - Imagino que o erro estar em dizer que as grapas serão coladas e não chumbadas na alvenaria
    III) com parafusos e buchas de náilon;

    IV) com espuma de poliuretano, que se expande após aplicação mediante reação com a umidade e o oxigênio do ar

    Fonte: CÓDIGO DE PRÁTICAS Nº 01 - ALVENARIA DE VEDAÇÃO EM BLOCOS CERÂMICOS