SóProvas


ID
730666
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Mulher de 35 anos dá entrada em unidade de pronto-atendimento com quadro de dor abdominal de início súbito há 30 minutos, intensa, inicialmente em epigástrio irradiando- se para todo o abdome, associada a náuseas sem vômitos. Como antecedentes, refere hipertensão arterial em uso de captopril e “gastrite” de longa data em uso irregular de ranitidina. Ao exame clínico, o médico verifica taquicardia, desidratação, abdome rígido (“em tábua”) com sinais de peritonismo e sem ruídos hidroaéreos. Radiografia de abdome ortostática evidenciou pneumoperitônio. A principal hipótese diagnóstica e a conduta, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • A dor abdominal súbita e forte, localizada inicialmente e em seguida, difusa, com menos de 12 horas de evolução, desidratação e resistência abdominal involuntária ("abdome em tábua"), bem como o Rx evidenciando pneumoperitônio, estamos diante de um quadro de abdome agudo PERFURATIVO. Geralmente a conduta é CIRÚRGICA.

  • Ela pode ter tido uma gastrite concomitante à gravidez ectopica rota... Eu iria investigar possível gravidez também, além da possibilidade de ulcera gastrica perfurada....