SóProvas


ID
731260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de aplicativos do Microsoft Office 2010 e do BrOffice, julgue o item seguinte.

Na planilha eletrônica Calc, do BrOffice, é possível, por meio da tecnologia Tabela Dinâmica, ou Assistente de Dados, importar dados que estejam em bancos de dados.

Alternativas
Comentários
  • Questão Dificil, eu deixaria em branco! agora não deixarei mais!!

    Função na qual o usuário comum dificilmente iria utilizar!

    questão correta!
  • No BrOffice 3.3 no menu "Dados", existe a opção " Assistente de dados "  que permite,  importar dados que estejam em bancos de dados.
  • O Assistente de dados (também conhecido por Tabela dinâmica) permite que você combine, compare e analise grandes quantidades de dados. Com ele, é possível ver resumos diferentes dos dados de origem e exibir os detalhes para certas áreas de interesse e ainda criar relatórios.

    Uma tabela que foi criada com o Assistente de dados é uma tabela interativa. Os dados podem ser organizados, reorganizados ou resumidos de acordo com diferentes pontos de vista.



    Será aberta uma janela para seleção da origem dos dados que irá compor a tabela dinâmica, com quadro opções para seleção. Seleção atual – Para selecionar dados que estão no próprio arquivo em algumas da planilhas. Intervalo nomeado – O Calc tem uma funcionalidade para deixar alguns intervalos definidos para ajudar no desenvolvimento do trabalho, desta forma, ao registrar um intervalo você não precisa ficar selecionando ele, pode simplesmente buscar os dados de forma direta chamado pelo nome criado. Para registrar intervalos, selecione o intervalo que gostaria de definir, vá em Dados – Definir intervalo, insira o nome e clique em Ok. Quando criar uma tabela dinâmica o nome ficará disponível para seleciona-lo. Fontes de dados registrada no LibreOffice – caso você tenha criado uma banco de dados no Base e registrado ele no momento da sua criação, será criar uma tabela dinâmica a partir de uma tabela ou consulta registrada no banco de dados. Fontes / Interface externa – essa foi a funcionalidade que não encontrei muitas informações sobre como utilizar ao pesquisar o assunto, consegui “pescar” algumas informações que possibilitou ter uma ideia. Esta opção refere-se a conexão OLAP, para poder utilizar é necessário que o usuário tenha registrado previamente a conexão. + DETALHES: http://camilaoliveira.net/?p=621
  • Imagem de uma Tabela Dinâmica pronta, depois de monta-la vc pode trabar com ela de várias maneiras, exibir ou ocultar ítens por exemplo, pois se trata de uma tabela interativa.
  • A tabela dinâmica é uma ferramenta que usamos para reorganizar dados dinamicamente, permitindo destacar diferentes aspectos deles, sem criar novas planilhas. É uma forma interativa de resumir e apresentar dados de uma longa lista de valores.

  • Complementando:


    eu não sabia que era possível IMPORTAR dados, através da Tabela Dinâmica, de uma fonte externa (outro arquivo). MAS, realmente é possível.
    No MS Office 2010, segue-se:


    Inserir/TabelaDinâmica/TabelaDinâmica/ (nesse ponto, ou escolhemos  "Selecionar uma tabela ou um intervalo", ou "Usar uma fonte de dados externos.")


    Eu desconhecia essa última opção..... mas tá valendo: errar aqui pra acertar na prova!


    Bons estudos!

  • 99% das vezes que uma questão vem com a expressão "é possível" ela está correta.

    Pude perceber isso de tanto responder questões de informática do Cespe.
  • GABARITO: CERTO

     

    "Seja por meio do menu Arquivo, opção Assistentes, clicar em Fontes de dados de endereço... ou por meio do menu Dados, opção Tabela Dinâmica."(Prof. Victor Dalton)

  • Por meio do menu Arquivo, opção Assistentes, clicar em Fontes de dados de endereço... ou por meio do menu Dados, opção Tabela Dinâmica. 

    Importando de outras fontes de dados.

  • Gab CERTO

    Aprendi hoje o que é tabela dinâmica

    https://youtu.be/IFTJbEVYnO8

  • Certo. A tabela dinâmica (anteriormente chamada de Assistente de dados) permite combinar, comparar e analisar grandes volumes de dados. Você pode ver diferentes resumos dos dados de origem, exibir detalhes das áreas de interesse e criar relatórios. Uma tabela criada como tabela dinâmica é interativa. Os dados podem ser arrumados, rearrumados ou resumidos de acordo com vários pontos de vista. Além disso, podemos importar dados de outras fontes.

    Fonte: Prof. Fabrício de Melo