-
Errado.
É exatamente o contrário. O usuário só precisa acessar, sendo que o armazenamento, atualizações, cópias de segurança, e outros procedimentos, são de responsabilidade do datacenter onde estão armazenados.
-
ERRADO
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1]
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.[2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.[3]
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
-
Resumindo, o cloud computing é um "computador virtual" onde não precisamos nos preocupar com absolutamente nada.
questão errada.
-
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
-
Um exemplo prático de Claud computing : Google Docs, onde você pode criar documentos sem precisar instalar qualquer software em seu computador, apenas usando a internet.
"Google Docs, é um pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e atualmente compõe-se de um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários ."
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Docs
-
Gabarito: Errado
Na Computação nas Nuvens (Cloud Computing) é possível utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da Internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores e utilizar, também o poder computacional ou recursos de hardware dos servidores de rede onde estão hospedadas estas aplicações.
-
Questão passível de anulação. A computação na núvem é um conceito mas não significa que todo o gerenciamento do datacenter seja de responsabilidade da contratada. Por ex, posso contratar um Cloud e a hospedagem apenas dispobiniliza o serviço, ficando por minha conta realizar o backup, armazenamento e atualização do cloud, enquanto cliente e dono do cloud. Questão extremamente subjetiva pois, na prática, o uso do Cloud é diferente do conceito da questão.
-
Em cloud computing O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo é mais viável do que o uso de unidades físicas.
-
Embora a novidade venha ganhando espaço, ainda é cedo para dizer se dará certo ou não. Os arquivos são guardados na web e os programas colocados na nuvem computacional - e não nos computadores em si - são gratuitos e acessíveis de qualquer lugar. Mas a ideia de que 'tudo é de todos e ninguém é de ninguém' nem sempre é algo bem visto.
Sete princípios de segurança em uma rede em nuvem :
- Acesso privilegiado de usuários - A sensibilidade de informações confidenciais nas empresas obriga um controle de acesso dos usuários e informação bem específica de quem terá privilégio de admistrador, para então esse administrador controle os acessos
- Compliance com regulamentação - As empresas são responsáveis pela segurança, integridade e a confidencialidade de seus próprios dados. Os fornecedores de cloud computing devem estar preparados para auditorias externas e certificações de segurança.
- Localização dos dados - A empresa que usa cloud provavelmente não sabe exatamente onde os dados estão armazenados, talvez nem o país onde as informações estão guardadas. O fornecedor deve estar disposto a se comprometer a armazenar e a processar dados em jurisdições específicas, assumindo um compromisso em contrato de obedecer os requerimentos de privacidade que o país de origem da empresa pede.
- Segregação dos dados - Geralmente uma empresa divide um ambiente com dados de diversos clientes. Procure entender o que é feito para a separação de dados, que tipo de criptografia é segura o suficiente para o funcionamento correto da aplicação.
- Recuperação dos dados - O fornecedor em cloud deve saber onde estão os dados da empresa e o que acontece para recuperação de dados em caso de catástrofe. Qualquer aplicação que não replica os dados e a infra-estrutra em diversas localidades está vulnerál a falha completa. Importante ter um plano de recuperação completa e um tempo estimado para tal.
- Apoio à investigação - A auditabilidade de atividades ilegais pode se tornar impossível em cloud computing uma vez que há uma variação de servidores conforme o tempo ondes estão localizados os acessos e os dados dos usuários. Importante obter um compromisso contratual com a empresa fornecedora do serviço e uma evidência de sucesso no passado para esse tipo de investigação.
- Viabilidade em longo prazo - No mundo ideal, o seu fornecedor de cloud computing jamais vai falir ou ser adquirido por uma empresa maior. A empresa precisa garantir que os seus dados estarão disponíveis caso o fornecedor de cloud computing deixe de existir ou seja migrado para uma empresa maior. Importante haver um plano de recuperação de dados e o formato para que possa ser utilizado em uma aplicação substituta.
-
resposta: ERRADA.
Uma das características e vantagens do CLOUD COMPUTING é: - Atualizações dos softwares feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário.
FONTE: Apostila VESTCON (parte de Informática) - Autor: Marcelo Andrade.
-
Eu achei essa questão muito subjetiva, pois a responsabilidade pelo backup por exemplo, não é totalmente da empresa que hospeda os arquivos. Por exemplo eu posso apagar algum arquivo por engano (no google docs por exemplo) e não mais conseguir recuperá-lo, pois o erro foi meu, não da empresa que hospeda. Cabe a mim ter um backup desse arquivo em um outro lugar.
-
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas
-
Errado
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.
Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Este conteúdo passa a ficar disponível nas nuvens, isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nenhum destes aspectos, apenas com acessar e utilizar.
Deus nos ilumine.
-
Questão Errada.
A responsabilidade, como regra, é da empresa prestadora do serviço nas nuvens.
O Cespe tem dessas coisas, pega um texto correto e muda algo para tornar o item incorreto. Nessa questão não foi diferente.
Ele retirou a expressão "empresa prestadora do serviço de computação nas nuvens" e colocou "usuário".
Cabe ao usuário usufruir dos serviços prestados.
-
Gabarito: questão ERRADA.
Contudo, a melhor resposta seria depende. Por que? Depende de qual tipo de armazenamento nas nuvens está sendo usado. O primeiro comentário, do senhor Fernando, considerou somente um tipo de armazenamento: o SaaS (Software as a Service). Neste, o usuário de fato tem tudo pronto, só precisa usar o sistema. Um exemplo de SaaS seria o Gmail.
Na realidade existem três tipos de armazenamento nas nuvens: SaaS, PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). O link a seguir apresenta uma figura que ilustra bem os 3 tipos.
http://www.celframe.com/blogs/wp-content/uploads/iaas-paas-saas.jpg
No IaaS, a empresa que gerencia o software que está nas nuvens é responsável por instalá-lo nos servidores da empresa contratada (por exemplo, da Amazon); é responsável por administrar um possível banco de dados que irá guardar os clientes; é responsável por atualizar o software (por exemplo, caso encontrem uma falha de segurança); e também precisa fazer backup dos arquivos, sobretudo do banco de dados.
No meu entendimento, caberia recurso para esta questão. O meu seria neste sentido.
Abraços. =)
-
Errado.
Pessoal, um serviço disponibilizado em nuvem envolve pelo menos três papéis: um provedor (responsável pela produção e entrega do serviço), um usuário (que se beneficia diretamente com a entrega do serviço) e um cliente (que define a relação de funcionalidade, nível de serviço e investimento).
De fato, o usuário é aquele que apenas se beneficia do serviço.
"A Computação na Nuvem (Cloud Computing), cada vez mais utilizada em todo o mundo, é uma tecnologia que nos permite hospedar, executar e compartilhar conteúdos a partir da Internet, sem que seja necessário ter instalado no computador softwares específicos para isso. Assim, ela retira do usuário a necessidade de se preocupar com as tarefas de armazenamento, atualização e backup das aplicações disponibilizadas na nuvem, uma vez que essas aplicações ficam sob a responsabilidade da empresa que provê o serviço de computação na nuvem de forma a facilitar a vida do usuário."
-
Gabarito: ERRADO
Cloud Computing # Cloud Storage
Cloud Computing - Computação na nuvem, processamento de informações. Ex.: Google Docs, Office 365..
Cloud Storage - Armazenamento na nuvem, compartilhar arquivos, forma de backup. Ex.: DropBox, OneDrive, 4Shared.
-
A Computação na Nuvem (Cloud Computing), cada vez mais utilizada em todo o mundo, é uma tecnologia que nos permite hospedar, executar e compartilhar conteúdos a partir da Internet, sem que seja necessário ter instalado no computador softwares específicos para isso. Assim, ela retira do usuário a necessidade de se preocupar com as tarefas de armazenamento, atualização e backup das aplicações disponibilizadas na nuvem, uma vez que essas aplicações ficam sob a responsabilidade da empresa que provê o serviço de computação na nuvem de forma a facilitar a vida do usuário.
Fonte: Patrícia Lima Quintão
Gabarito: E
-
No Cloud Computing quem realiza as tarefas de armazenamento, atualização e backup é o SERVIDOR (ou DATACENTER) e não o usuário.
Gab.: Errado.
-
Gab Errada
Não cabe ao usuário, uma vez que ele transfere essa responsabilidades para a empresa que fornece o serviço de Nuvem.
-
ERRADO
Atualizações automáticas nos sistemas
Em um sistema tradicional, a criação de novas funcionalidades e a resolução de problemas faz com que seja necessário manter uma equipe de TI responsável por lidar com essas questões.
No entanto, em um software na nuvem, isso não é uma exigência, já que as atualizações são automáticas e as manutenções são realizadas nos servidores constantemente. Vale lembrar que a responsável por essas questões é a empresa fornecedora de tecnologia.
Os servidores e sistemas que você adota também são empregados por outras companhias e, assim, uma atualização beneficia a todo um grupo de usuários. Torna-se viável, portanto, manter uma equipe inteira focada em gerar upgrades e mantê-los.
Fonte: Artsoft Sistemas
Bons estudos...
-
Errado
É exatamente o contrário. O usuário só precisa acessar, sendo que o armazenamento, atualizações, cópias de segurança, e outros procedimentos, são de responsabilidade do datacenter onde estão armazenados.
-
Gab E
Do meu colega aqui no qc
cloud computing (computação nas nuvens)
Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc.
O usuário não precisa se preocupar com nenhum desses aspectos, apenas em acessar e utilizar.
-
Do usuário não, daquele que presta o serviço .
Gab. E
-
No Cloud Computing quem realiza as tarefas de armazenamento, atualização e backup é o SERVIDOR (ou DATACENTER) e não o usuário.
-
Autosserviço sob demanda. Uma das características essenciais da computação em nuvem.
-
A computação em nuvem foi uma das melhores coisas que já inventaram. Basta ter Internet para ter todas as funcionalidades nas mãos.
-
Atualização automática
-
AI NÃO PAI
QUEM SE RESPONSABILIZA É O SERVIDOR
#BORA VENCER
DOMINGO = SEGUNDA
-
A responsabilidade de processamento e armazenamento fica por conta do servidor que oferece a infraestrutura de hardware. (IaaS)
-
ERRADO
são de responsabilidade do datacenter onde estão armazenados.
vlw!
-
Errado
É exatamente o contrário. O usuário só precisa acessar, sendo que o armazenamento, atualizações, cópias de segurança, e outros procedimentos, são de responsabilidade do datacenter onde estão armazenado.
Do colega Gustavo :)
vem domingoooo!
-
Errado.
É exatamente o contrário. O usuário só precisa acessar, sendo que o armazenamento, atualizações, cópias de segurança, e outros procedimentos, são de responsabilidade do datacenter onde estão armazenados.