SóProvas


ID
731278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de procedimentos e conceitos
de segurança da informação.

Os worms, assim como os vírus, infectam computadores, mas, diferentemente dos vírus, eles não precisam de um programa hospedeiro para se propagar.

Alternativas
Comentários
  • ´Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.
  • Um Worm (verme, em português), em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

    A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque.

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
    Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.
    Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
    Ex.: Ele contamina Msn e Outlook e fica replicando mensagens.
  • Tantos os Worms como os vírus são considerados como malwares (softwares
    maliciosos que infectam computadores), no entanto, diferentemente do vírus,
    o Worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e
    não necessita ser explicitamente executado para se propagar.


  • O worm não embute cópias de si em outros programas nem 'necessita' ser explicitamente executado. Não NECESSITA, mas pode ser tanto executado em segundo plano (indiretamente), por uma ação condicionante (inserção de uma mídia removível), como diretamente, pela execução da cópia.
    Cartilha CERT - Códigos maliciosos (Malware) - página 25.

  • CERTO.

    Tantos os Worms como os vírus são considerados como malwares (softwares maliciosos que infectam computadores), no entanto, diferentemente do vírus, o Worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.

  • GABARITO: CERTO

     

    Corretíssimo. A grande diferença entre os worms (vermes) e os vírus é justamente que aquele não precisa de um programa para se propagar.
    O termo Worms (vermes) refere-se a programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e mails, Web, FTP, redes das empresas etc).
    Diferentemente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos. Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar. Além disso, podem gerar grandes transtornos para aqueles que estão recebendo tais cópias.
    Difíceis de serem detectados, muitas vezes os worms realizam uma série de atividades, incluindo sua propagação, sem que o usuário tenha
    conhecimento. Embora alguns programas antivírus permitam detectar a presença de worms e até mesmo evitar que eles se propaguem. Isto nem sempre é possível.

     

    Prof. Lênin e Júnior - Estratégia Concursos

  • CESPE - 2011 - AL-CE

    Worms são programas que se espalham em uma rede, criam cópias funcionais de si mesmo e infectam outros computadores. CERTO

    CESPE - 2013 - PCDF

    Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares. CERTO

    CESPE - 2012 - ANAC

    Um firewall pessoal é uma opção de ferramenta preventiva contra worms. CERTO

  • Tantos os Worms como os vírus são considerados como malwares (softwares maliciosos que infectam computadores), no entanto, diferentemente do vírus, o Worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.

    Gabarito: item correto.

     

    Fonte: Profª.: Patrícia Quintão, Ponto dos Concursos.

  • Worm

     

    Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    Virus

     

    É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

     Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.

     

    Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.

     

    Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

     

    Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.

     

  • Worms se reproduzem sem a necessidade de um programa hospedeiro, de modo que a sentença está correta.

    Para Fixar

    Vírus - Programa ou parte de um programa de computador

    Worm - Programa

    Vírus - Propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos

    Worm - Propaga - se automaticamente pelas redes, enviando copias de si mesmo de computador para computador

    Vírus - Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para ser ativado

    Worm - Execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores

  • Worms se reproduzem sem a necessidade de um programa hospedeiro, de modo que a sentença está correta.
  • Worms se reproduzem sem a necessidade de um programa hospedeiro, de modo que a sentença está correta.
  • ELES MESMOS SÃO OS PROGRAMAS !!

  • Worms se reproduzem sem a necessidade de um programa hospedeiro, de modo que a sentença está correta.

    PARA FIXAR!!

    Vírus - Programa ou parte de um programa de computador.

    Worm - Programa.

    Vírus - Propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Worm - Propaga-se automaticamente pelas redes, enviando copias de si mesmo de computador para computador.

    Vírus - Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para ser ativado.

    Worm - Execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

  • Os worms não precisam de hospedeiros para se propagar. Tampouco da execução de programas para se instalarem

  • Para Fixar

    Vírus - Programa ou parte de um programa de computador

    Worm - Programa

    Vírus - Propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos

    Worm - Propaga - se automaticamente pelas redes, enviando copias de si mesmo de computador para computador

    Vírus - Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para ser ativado

    Worm - Execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores

  • Worms se reproduzem sem a necessidade de um programa hospedeiro, de modo que a sentença está correta.

    Para Fixar

    Vírus - Programa ou parte de um programa de computador

    Worm - Programa

    Vírus - Propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos

    Worm - Propaga - se automaticamente pelas redes, enviando copias de si mesmo de computador para computador

    Vírus - Depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para ser ativado

    Worm - Execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores

    Victor Dalton | Direção Concursos