SóProvas


ID
732163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as noções de arquivologia, seus princípios,
conceitos e legislação, julgue os itens de 82 a 89.

Um dos objetivos da laminação é tornar o documento imune à ação de fungos e pragas, o que não impede, porém, a passagem dos raios ultravioleta e infravermelhos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Marilena Leite Paes, a laminação é um processo desenvolvido na Índia que consiste em envolver o documento numa camada semi-plástica a base de acetato é um processo químico que não envolve nem calor nem pressão. O produto ao secar adere ao documento, seria uma espécie de plastificação química visando proteger o documento contra os agentes naturais tais como, poeira, ressecamento, desgaste por manuseio, etc.
  • O Vinícios nos trouxe a definição da laminação manual.
    Mas temos também a "laminação mecanizada" que ao contrário da laminação manual emprega calor e pressão. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune a ação de fungos e pragas. O volume do documento é reduzido, mas seu peso duplica.  Esse processo de restauração não impede a passagem de raios ultravioletas e infravermelhos.
    É o que mais se aproxima do método ideal. Também entendimento da Marilena.
    Bons estudos!
  • Laminação: Envolvimento com papel de seda e acetato de celulose na prensa hidráulica sob pressão e temperatura escpecíficas, CONSIDERADO O MÉTODO MAIS PRÓXIMO DO IDEAL, não altera legibilidade e flexibilidade e evita ataque de insetos.
  • Laminação: Envolve o documento, nas duas faces, em uma folha de seda e outra de acetato de celulose. Em seguida coloca-se o documento em uma prensa hidráulica com pressão entre 7 e 8 Kg/cm, e temperatura entre 145° a 155°C.
                                                                                                                                           Professor: Mayko Gomes - Ponto dos Concursos

  • Banho de gelatina: Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola o que aumenta resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos, porém não evita ataque de insetos.

    Tecido: Processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido e impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além disso, a durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, porém não evita ataque de insetos e prejudica a legibilidade e flexibilidade.

    Laminação: Processo que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155C. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Esse processo de restauração não impede a passagem de raios ultravioletas e infravermelhos
  • Pessoal, marquei errado nessa questão devido a palavra IMUNE.Que segundo o dicionário significa:
    imune  (latim immunis, -e, isento de impostos, isento, livre) 
    adj. 2 g.
    1. Que goza de imunidade.
    2. Que é isento, livre.
    3. Não sujeito.
    Diante disso, fiquei com a seguinte dúvida: após a laminação o documento nunca mais irá ser vítima dos fungos??
    Quem puder me ajudar ficarei agradecido.
    abço 
  • Laminação: Processo de acabamento gráfico que consiste em unir duas ou mais folhas de papel e/ou cartão utilizando adesivos, com o intuito de diminuir a espessura e aumentar a resistência mecânica de um produto, servir de barreira à umidade, resistência a gordura etc 

  • Felipe, também acho a palavra imune muito forte, ainda mais sendo usada no universo da microbiologia – mas foi a palavra escolhida pela Marilena Leite Paes em seu livro, e ela é a queridinha do Cespe. “A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas.” (3º edição, pág. 144)

    Agora, veja o que o Cespe fez na prova recente do MPU:

    (CESPE 2013/MPU/Técnico Administrativo) O método de laminação é o que mais se aproxima do método ideal de restauração de documentos, dado que eleva a resistência do papel sem perda da legibilidade e flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. (correto)

    É um copia e cola na cara de pau...

    Se estiver estudando para o Cespe, acho que vale a pena dar uma olhada no livro. Algumas partes dele estão disponíveis neste link: http://books.google.com.br/books?id=dtVdfKve3WgC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false
  • Se tornar imune não quer dizer ad infinito. Exemplo qd vc se vacina contra algum vírus, vc está imune, mas não eternamente. Imune e eternamente são coisas distintas e não sinônimos.
    Tenhamos cuidado para não colocar, ou interpretar, o que não está na questão, fazemos isso com muita frequência.

    Forte Abraço
  • Laminação: Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica. O acetato de celulose, por ser termoplástico, adere ao documento, juntamente com o papel de seda, e dispensa adesivo. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Qualquer mancha resultante do uso pode ser removida com água e sabão. O volume do documento é reduzido, mas o peso duplica. O material empregado na restauração não impede a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Assim, a laminação é o método que mais se aproximam do método ideal.

    Laminação Manual: Este processo, desenvolvido na Índia, utiliza a matéria-prima básica da laminação mecanizada, embora não empregue calor nem pressão, que são substituídos pela acetona. Por isso o método é também chamada laminação com solvente.

  • CERTO

     

     

    "Laminação (Mesmo que Silking): Processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semissintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas". (SANTOS & REIS, 2013)

     

    O termo "imune" é um tanto forte, mas quem disse foi a Marilena, então não vamos discutir. Foi ela também quem disse que a laminação não torna o documento imune aos raios infravermelho e ultravioleta

  • ufa meu deus deu certo agora tava errado, pq pro cespe laminação impede, apodrecer, estragar, insetos, fungos, fogo, umidade, frio,  faz um cafezinho e tem a cura para o cancer. 

  • Segunda assertiva do CESPE afirmando que a Laminação torna os documentos IMUNES à ação de fungos e pragas.

     

    Se a banca segue o entendimento de Marilena Paes ipsis literis, não há por que ignorarmos.

     

    Anotemos para não chorar depois. :)

  • A laminação é uma técnica de conservação que consiste em envolver o documento, após a sua desacidificação, em duas lâminas (folhas) de poliéster e duas de papel neutro, e em seguida submetê-lo a uma prensa hidráulica para que, através do calor, pressão e agentes químicos, as lâminas se fixem ao documento original.

    Com este processo, o documento fica resistente, ou mesmo imune, a ação de fungos, insetos e outros microrganismos. Contudo, considerando que as lâminas são transparentes, elas não impedem a livre passagem de radiação luminosa, que é prejudicial ao documento.

    Gabarito do professor: Certo
  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    A laminação é uma técnica de conservação que consiste em envolver o documento, após a sua desacidificação, em duas lâminas (folhas) de poliéster e duas de papel neutro, e em seguida submetê-lo a uma prensa hidráulica para que, através do calor, pressão e agentes químicos, as lâminas se fixem ao documento original.

    Com este processo, o documento fica resistente, ou mesmo imune, a ação de fungos, insetos e outros microrganismos. Contudo, considerando que as lâminas são transparentes, elas não impedem a livre passagem de radiação luminosa, que é prejudicial ao documento.

    Gabarito do professor: Certo

  • CERTO

     

    REVISANDO


    Principais Operações de Conservação:

    - Desinfestação

    - Limpeza

    - Alisamento

    - Encadernação e Reencadernação

     

    Principais Operações de Restauração:

    - Banho de Gelatina

    - Tecido

    - Silking

    - Laminação Mecanizada

    - Laminação Manual

    - Encapsulação

    - Planificação

    - Montagem

    - Reintegração ou Reenfibragem

    - Reintegração Cromática

    - Costura

    - Velatura

  • esse método só tem pontos positivos.

    Resposta: certa

  • CERTO

    Métodos que impedem a passagem de raios ultra violetas são:

    Tecido

    Silking

    Métodos que não impedem a passagem de raios ultra violetas são:

    Banho de Gelatina

    Encapsulação

    Laminação

  • Imune é uma palavra muito "pesada".