-
Também é diferente dos museus.
-
Errado
Arquivo Provar, testemunhas, informar Funcional, administrativa, cultural Criação e/ou recepção de documentos no curso natural das atividades particulares, organizacionais e familiares Único exemplar ou limitado número de documentos. Biblioteca Instruir, educar, subsidiar a pesquisa Cultural, científica Compra, permuta doação Vários exemplares (na maioria impressos Museu Preservar, conservar, entreter Cultural, didática Exploração científica, doação, coleção Peças e objetos históricos, coleções diversas, legado artístico e familiar
-
Principio da cumulatividade ou naturalidade: o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
ARQUIVO, BIBLIOTECA E MUSEU: noções que se confundiram por muito tempo, não só pela finalidade e forma física dos documentos, mas também, porque estas instituições tinham omesmo objetivo. Elas funcionavam como grandes depósitos de documentos de qualquerespécie, produzidos pelo homem.As três tem a função de guardar, mas seusobjetivos são diferentes, podendo ser assim definidos:
ARQUIVOS
É o conjunto de documentos que independentemente da natureza ou suporte, são reunidos por acumularão ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, publicas ou privadas, visando a utilidade que poderão oferecer no futuro.
BIBLIOTECA
É o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
MUSEU
Instituições de interesse publico, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar a disposição do publico conjuntos de pessoas e objetos de valor cultural. Observa se, então que as finalidades das Bibliotecas e dos Museus são essencialmente CULTURAIS, enquanto que as dos Arquivos são FUNCIONAIS, porém o valor cultural existe, uma vez que constituem a base fundamental para o conhecimento da Historia.
-
Acredito que o erro da questão está no fato de mencionar que os documentos de arquivos são produzidos artificialmente produzidos.
No livro Arquivologia Facilitada de João Tiago e Leonardo Reis diz que documento de arquivo são documentos advindos das funções naturais de um órgão, criado por uma instituição ou pessoa no curso de suas atividades e preservado para a consecução de seus objetivos, tendo-se em vista também a prova de fatos.
Além dos documentos de Biblioteca e Museu serem distintos.
-
Naturalidade a parte, a questão leva em conta referências pronominais anafóricas. Esse CESPE adora uma fuleragem.
At,
@sagafederal
-
Distinção entre Arquivo, Museu e Biblioteca
Embora arquivo, museu e biblioteca tenham a mesma finalidade (guardar documentos), seus objetivos são diferentes, tendo em vista os tipos documentais de que cada instituição trata. Poderíamos assim definir cada instituição:
Arquivo - É o conjunto de documentos, criados ou recebidos por uma instituição ou pessoa, no exercício de sua atividade, preservados para garantir a consecução de seus objetivos.
Biblioteca - É o conjunto de material, em sua maioria impresso e não produzido pela instituição em que está inserida, de forma ordenada para estudo, pesquisa e consulta. Normalmente é constituída de coleções temáticas e seus documentos são adquiridos através de compra ou doação, diferentemente dos arquivos, cujos documentos são produzidos ou recebidos pela própria instituição .
Museu - É uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças e objetos de valor cultural.
Podemos verificar que, enquanto o arquivo tem finalidade funcional, a finalidade das bibliotecas e dos museus é essencial-mente cultural, embora o arquivo também possa adquirir, como o tempo, caráter cultural, a partir do caráter histórico que alguns de seus documentos podem adquirir.
Destaca-se, ainda que os documentos de arquivo são produzidos em uma única via ou em limitado número de cópias, enquanto que os documentos das bibliotecas são produzidos em numerosos exemplares, de forma a atender suas necessidades.
-
QUESTÃO: ERRADA.
PERGUNTA: Diferentemente dos documentos das bibliotecas, os documentos de arquivo, à semelhança daqueles dos museus, são artificialmente produzidos e acumulados em razão de funções e atividades de instituições, pessoas ou famílias.
COMENTÁRIO: A questão está totalmente errada.
Biblioteca, arquivo e museu possuem conceitos e finalidades distintas. Nenhum arquivo é produzido artificialmente e a sua acumulação tem diversas finalidades, além de prestar informações em tempo oportuno e de representar valor histórico.
-
Vejo boas explicações e bem fundamentadas aqui.
Consegui responder esta questão INTUITIVAMENTE, quando diz que os documentos de arquivo são semelhantes a de museus, e que são produzidos ARTIFICIALMENTE... Em museus existem objetos produzidos naturalmente... conclui q a resposta estava errada. Porém, agora, sei porque a resposta é errada, valeu galera....bons estudos
-
-
Questão Q199583 - CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração
O caráter orgânico dos documentos de arquivo decorre do fato de que esses documentos são produzidos e recebidos, naturalmente, como resultado das atividades desenvolvidas em uma organização, seja ela pública ou privada.
Gabarito: Certo
-
A questão já se torna errada apenas por citar que no ARQUIVO os documentos são acumulados ARTIFICIALMENTE.
-
Os ARQUIVOS possuem algumas caraterísticas específicas que o diferenciam de todas as outras unidades de informação(BIBLIOTECA, MUSEU e o CENTRO DE INFORMAÇÕES) que possam existir em uma Instituição.
ARQUIVOS --> Devem ser PRODUZIDOS ou RECEBIDOS em decorrência das atividades da instituição E deve ser CAPAZ de PROVAR que a ação realmente aconteceu.
Além disso: o ARQUIVO
-
GUARDA documento com finalidade FUNCIONAIS.
-
Os Documentos de arquivos são ACUMULADOS de forma natural em razão de funções e atividades de instituições, pessoas ou família.
FUNÇÃO: PROVAR E TESTEMUNHAR.
Já a BIBLIOTECA -> CONSERVA o documento com a finalidade : EDUCATIVA E CULTURAL
-
Os documentos são COLECIONADOS
FUNÇÃO: INSTRUIR E EDUCAR.
O MUSEU nada se assemelha a nenhum dos outros dois citados anteriormente pois sua FUNÇÃO é: INFORMAR E ENTRETER.
Analisando a questão a mesma induz o candidado ao erro por informar que o ARQUIVO é semelhante a unidade de informação MUSEU , além disso afirma que o ARQUIVO é produzido de forma ''ARTIFICIAL'' o que não é verdade, pois o mesmo é produzido de forma natural pela máquina administrativa.
-
Na questão, a CESPE ratifica a diferença entre arquivo das bibliotecas e assemelha aos museus (ERRADA) Haja vista que arquivo são sempre documentos acumulados (produzidos ou recebidos) no exercício de suas atividades com caráter funcional ou intelectual, por conseguinte os Museus possuem caráter de detenção de objetos artísticos e culturais.
ERRADA
-
Esta questão pede atenção na sua interpretação. A afirmativa "...à semelhança daqueles do museus..." estaria comparando os documentos de museus aos dos arquivos, o que não é verdade, como já fora explicado pelos demais colegas. O outro erro é que coloca o termo "...artificialmente produzidos...".
-
Os docs de arquivo são únicos, lembre-se do princípio da unicidade. Eles inclusive, durante o processo de elaboração, devem ser minimizados a produção de cópias desnecessárias.
-
-
Errado
Não há semelhança entre os documentos de arquivos e daqueles dos museus.
-
Organicamente produzidos.
-
Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados naturalmente, à medida em que a instituição realiza suas atividades administrativas. Sendo assim, todos eles possuem relação direta com a atuação da instituição.
Os documentos de biblioteca e museu, ao contrário, são adquiridos de outras fontes, que não estas instituições, e colecionados artificialmente, uma vez que provem de permuta, compra ou doação.
Sendo assim, os museus e as bibliotecas adquirem seus documentos, o que os caracteriza como instituições colecionadoras, e não produtoras.
Gabarito do professor: Errado
-
Arquivo --> naturalmente
Biblioteca e museu --> artificialmente
--
Gabarito: errado
-
O ARQUIVO guarda documentos com finalidades funcionais, em que os documentos são acumulados de forma orgânica e natural. Sua função é testemunhar, provar; e, seu principal público são os administradores.
A BIBLIOTECA conserva documentos com finalidades educativas e culturais, em que seus documentos são colecionados e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadãos comuns. Sua função é instruir, educar.
Fonte: Ponto dos Concursos; Professor Mayko Gomes