SóProvas


ID
732439
Banca
CEPERJ
Órgão
SEAP-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito à segurança de equipamentos, de sistemas, de redes e da internet, dois termos se revestem de alta importância, sendo descritos a seguir:

I- Corresponde à realização de cópias de segurança, com o objetivo de garantir a integridade dos dados manipulados pelo computador.
II- Associado à Política de Segurança da instituição, são mecanismos instalados nas redes de computadores para impedir o acesso indesejado de hackers aos dados internos de uma organização, normalmente implementado por meio de regras, via software.

As descrições I e II correspondem, respectivamente, aos seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Hoax são boatos, pragas digitais, assim como sniffer (farejadores) e backdoor (abrir porta dos fundos).
  • Backup - Corresponde à realização de cópias de segurança, com o objetivo de garantir a integridade dos dados manipulados pelo computador. 

    Firewall - Associado à Política de Segurança da instituição, são mecanismos instalados nas redes de computadores para impedir o acesso indesejado de hackers aos dados internos de uma organização, normalmente implementado por meio de regras, via software. 
  • b) backup- cópia de segurança para garantyir integridade da informação. Pode ser adicional, incremental etc.

    firewall- implementação software/hardware para detectar ataques à rede ou host.
  • ILUSTRAÇÃO - FIREWALL
  •   
  • Backup: é uma operação de copiar arquivos por segurança em um local diferente do original.
    Objetivo: recuperar os arquivos caso haja perda.

    Firewall: programa que cria uma barreira de proteção contra invasores;
    Filtra a entrada e a saida de dados em uma rede.
  • Sniffers
    Definição

    Os sniffers ou farejadores são o tipo de programas mais usados para conseguir senhas em uma rede. Eles ficam residentes na memória como um cavalo de tróia, analisando todo o tráfego que ali passa. Qualquer entrada ou saída de dados é capturada, seja em um servidor FTP, uma página de chat ou um e-mail digitado. Sempre foram mais usados em sistemas Unix, mas ultimamente todos os outros sistemas contam com poderosos sniffers. Desde sniffers comercias como o excelente Íris até sniffers mais simples, como o tcpdump e sniffers de trojans.

    Sniffers variam significamente em funcionalidade e projeto. Alguns analisam somente um protocolo, enquanto outros podem analisar centenas.
    Como uma regra geral, sniffers mais modernos analisarão pelo menos os seguintes protocolos:

    * Ethernet padrão (Ethernet é uma tecnologia de interconexão para 
    redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes )
    * TCP/IP
    * IP
    * DECNet (DECnet é o nome coletivo para os produtos de comunicação (software e hardware) que permite a um sistema operacional DIGITAL participar em uma rede.)

    Em redes locais os dados trafegam de uma máquina para outra ao longo do cabo em pequenas unidades chamadas frames. Esses frames são divididos em seções que carregam informações específicas. Os sniffers impõem um risco de segurança por causa da forma como os frames são transportados e entregues. Cada estação de trabalho em uma rede local tem seu próprio endereço de hardware. Esse endereço identifica de maneira exclusiva essa máquina em relação a todos os outros na rede. Quando se envia uma mensagem através da rede local, os pacotes são enviados para todas as máquinas disponíveis (broadcast)
    Sob circunstâncias normais, todas as máquinas na rede podem "ouvir” esse tráfego, mas somente elas responderão aos dados endereçados especificamente a elas. (Em outras palavras, a estação de trabalho A não irá capturar dados destinados à estação de trabalho B. Em vez disso, a estação de trabalho A simplesmente ignora esses dados.)
    Se uma interface de rede da estação de trabalho está em modo promíscuo(é um tipo de configuração de recepção, na qual todos os
    pacotes que trafegam pela rede ao qual o receptor está conectado são recebidos pelo mesmo, não recebendo apenas os pacotes endereçados ao próprio), entretanto, ela pode capturar todos os pacotes e frames na rede. Uma estação de trabalho configurada dessa forma (e o software sobre ela) é um sniffer.
    Os sniffers representam um alto nível de risco, porque:
    * Os sniffers podem capturar senhas
    * Os sniffers podem capturar informações confidenciais
    * Os sniffers podem ser utilizados para abrir brechas na segurança de redes vizinhas ou ganhar acessos de alto nível.
  • Complementando:

    Hoax é uma palavra em inglês que significa embuste ou farsa. Um hoax é uma mentira elaborada que tem como objetivo enganar pessoas. A internet é um meio onde há a proliferação de vários hoaxes.

    A internet é uma ferramenta poderosa de compartilhamento de informação, e potencia igualmente a propagação de informação enganosa. Existem vários tipos de hoaxes, que apresentam estratégias diferentes para enganar as pessoas. Alguns hoaxes são simplesmente boatos com a intenção de criar uma corrente e conseguir o maior número de visualizações, sendo uma forma de spam. No entanto, um hoax pode ter um motivo mais obscuro, de tentar transmitir um vírus informático ou extorquir dinheiro de alguém.

  • Gabarito B


    Backup: é um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança. É frequentemente utilizado em informática para indicar a existência de cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.


    firewall: é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

    Os firewalls têm sido a linha de frente da defesa na segurança de rede há mais de 25 anos. Eles colocam uma barreira entre redes internas protegidas e controladas que podem ser redes externas confiáveis ou não, como a Internet. 

    Um firewall pode ser um hardware, software ou ambos.