-
Estudo mostra que subsídios dos Estados Unidos (farm Bill) são os mais prejudiciais ao agronegócio brasileiro. No caso do bloco europeu, o que mais preocupa os produtores rurais brasileiros é a subvenção ao açúcar e aos lácteos. Sendo assim, mesmo com tecnologia, qualidade e preços competitivos, o Brasil não consegue disputar com subsídios que tornam a concorrência desleal.
-
A
-
A União Europeia e os Estados Unidos mantêm-se como os dois principais atores no agronegócio internacional justamente em função da elevada carga de subsídios que os governos ofertam aos seus agricultures. De fato, não fosse esse incentivo, muitos países semiperiféricos teriam a capacidade de tomar a dianteira.
Os EUA mantém subsídios até mesmo da água para irrigação de fruticultura na California (achei esse fato curioso). A União Europeia, por sua vez, desenvolve a Política Agrícola Comum, que busca unificar o mercado de produtos agropecuários europeu pela garantia do preço mínimo entre seus membros, preferência pelos produtos europeus e tarifa externa comum sobre os extra-bloco. Assim, o subsídio surge como forma de previnir o esvaziamento do campo, conservando as pequenas unidades familiares e vilas, ambos tradição histórica no continente.
Força, guerreiros! Brasil!
-
essa concessão de subsídios agrícolas faz com que os agricultores produzem mais, e vendem a preços menores, por conta dessa ajuda do governo
-
O que resumia essa questão e que já foi abordado na ESPCEX é RODADA DOHA e a dificuldade da mesma ser aprovada e ser visto como quase utópica. "Rodada de Doha ou Ronda de Doha são negociações da Organização Mundial do Comércio que visam diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento."
-
I- CORRETO.
II- ERRADO. A política é proteccionista.
III- ERRADO. Pelo contrário, devido à desvalorização em relação ao dólar, coloca o produto como mais barato em relação aos países desenvolvidos.
IV- ERRADO. O interesse é grande, devido o mercado asiático não produzir esses bens em escala suficiente para atender toda sua população.
V- ERRADO. O Brasil, por exemplo, é um país semi-periférico ( subdesenvolvido ) e possui uma grande produtividade agrícola.
OBS.: A maior parte do PIB de países periféricos é o setor primário, logo há excedente.