SóProvas


ID
734104
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre a poesia da Segunda Geração modernista, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não é a terceira fase que foca no existencialismo?

  • Por que a letra D está errada ?

    Não é forte tendência nacionalista ?

  • Não existe forte tendência Nacionalista na segunda geração pois, ao se falar de nacionalismo estamos falando de um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação. Por exemplo Gonçalves Dias que enaltece o território brasileiro "Minha terra tem palmeiras, Onde Canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá." Não se confundir porque existe sim a crítica social nas obras no segundo período do Modernismo marcada por um forte regionalismo como Capitães da Areia (se passando na Bahia), Vidas Secas(Sertão Nordestino), porém são obras que criticam a realidade no país e não enaltecem o Brasil como diz a alternativa D. A terceira fase foca sim no existencialismo tendo em destaque as obras da Clarice, todavia o comando da questão pergunta sobre a segunda fase.

  • segunda geração é a dos anos 30 a 45, acontecimentos importantes: crise de 29 e segunda guerra.

    Por isso a literatura nessa época tinha uma forte tendência sobre a existência humana

    (minhas anotações, qualquer erro me avisar)

  • Porque a A está errada?

  • Sobre a poesia da Segunda Geração modernista, é correto afirmar que

    A

    apresenta fortes características regionalistas, assim como a prosa do período. Pegadinha do Malandro, pois só quem apresenta fortes características regionalistas é a prosa da 2 fase modernista e não há poesia, prosa essa representada por obras de * Raquel de Queirós * Graciliano Ramos * Jorge Amado * Érico Veríssimo * José Lins do Rego.

    B

    valoriza as formas fixas, como o soneto, em detrimento à liberdade de expressão. Precisa nem falar a luta pela Liberdade de Expressão era gigante ate pelo contexto em que viviam.

    C

    preocupa-se fundamentalmente com o sentido da existência humana. Correto, lembre-se que a principal temática abordada na 2 fase modernista é a denuncia social, ou seja, critica a realidade social do Brasil.

    D

    apresenta forte tendência nacionalista e de crítica à realidade social brasileira. Nacionalismo é primeira fase.

    E

    é essencialmente experimentalista e inovadora quanto a temas e formas de expressão.primeira fase modernista-Vanguardas Europeias