SóProvas


ID
7366
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relativas ao esquema de codificação criptográfica ou criptosistema:

I. Se em um criptosistema a chave de codificação criptográfica "e" é sempre igual à chave de decodificação criptográfica, então o criptosistema é chamado simétrico.

II. Se uma pessoa A deseja receber mensagens criptografadas utilizando um criptosistema assimétrico, ela publica uma chave de codificação criptográfica "e" e mantém secreta a correspondente chave "d" de decodificação criptográfica. Outras pessoas podem usar "e" para cifrar mensagens e enviá-las para a pessoa A.

III. Nos criptosistemas assimétricos, as chaves "d" e "e" são distintas e qualquer mensagem cifrada com a chave "e" pode ser decifrada utilizando- se tanto a chave "d" como a chave "e", da mesma forma que qualquer mensagem cifrada com a chave "d" pode ser decifrada utilizando-se tanto a chave "e" como a chave "d".

IV. Os criptosistemas simétricos também são chamados de criptosistemas de chave pública.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.

    Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada (encriptada é um termo incorrecto) com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.

    Os algoritmos de chave-simétrica (também chamados de Sistemas de Chaves Simétricas, criptografia de chave única, ou criptografia de chave secreta) são uma classe de algoritmos para a criptografia, que usam chaves criptográficas relacionadas para a decifração e a encriptação. A chave de encriptação é relacionada insignificativamente à chave de decifração, que podem ser idênticos ou tem uma simples transformação entre as duas chaves. As chaves, na prática, representam um segredo, compartilhado entre duas ou mais partes, que pode ser usado para manter um canal confidencial de informação. Usa-se uma única chave, compartilhada por ambos interlocutores, na premissa de que esta é conhecida apenas por eles.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_da_informa%C3%A7%C3%A3o
  • I - Essa é uma forma de definir sistemas de chave simétrica.II - Esse é o modo como a criptografia assimétrica funciona. III - Se A for enviar mensagem cifrada para B podem ser feitas as seguintes combinações:- A pega a chave pública de B e cifra a mensagem. B então decifra através de sua chave privada.- A pega sua chave privada e cifra a mensagem. B tem a chave pública de A e decifra sua mensagem. Supondo o caso absurdo de B ter a chave privada de A ele também conseguiria decifrar a mensagem.Portanto a assertiva III está errada.
  • III. Nos criptosistemas assimétricos, as chaves "d" e "e" são distintas e qualquer mensagem cifrada com a chave "e" pode ser decifrada utilizando- se tanto a chave "d" como a chave "e", da mesma forma que qualquer mensagem cifrada com a chave "d" pode ser decifrada utilizando-se tanto a chave "e" como a chave "d".

    ERRADO: Sabendo que no texto, equivale à chave privada e e equivale à chave pública, o certo seria: Nos criptosistemas assimétricos, as chaves "d" e "e" são distintas e qualquer mensagem cifrada com a chave "e" (pública) pode ser decifrada utilizando- se a chave "d" (privada), da mesma forma que qualquer mensagem cifrada com a chave "d"(privada) pode ser decifrada utilizando-se a chave "e" (esta última seria a questão do não repúdio).

    ---------------

    IV. Os criptosistemas simétricos também são chamados de criptosistemas de chave pública.

    ERRADO: Os criptosistemas simétricos também são chamados de criptosistemas de chave secreta ou única.

  • RESPOSTA A