I. O Tratado de Santo Ildefonso estabelecia a concessão portuguesa dos Sete Povos das Missões à França que passou a controlar a região do Rio da Prata. ( FALSO )
O famoso Tratado de Santo Ildefonso ou Tratado dos Limites, assinado já na madrugada de 1 de Outubro de 1777, entre Portugal e a Espanha, define que esta última ficaria com a Colónia de Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões, mas devolveria à Coroa Portuguesa as terras dos actuais Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
III. O segundo Tratado de Utrecht estabelecia o reconhecimento português do direito espanhol à Colônia do Sacramento. ( FALSO )
O primeiro Tratado de Utrecht foi assinado em 11 de abril de 1713 entre a França de Luís XIV e Portugal de Dom João V, tendo estabelecido os limites entre o Brasil e a Guiana Francesa.
Por meio desse acordo foi definida a posse sobre o Amapá, na região do Oiapoque. O segundo Tratado de Utrecht foi assinado em 6 de fevereiro de 1715, desta vez entre Portugal e Espanha, e restabeleceu a posse da Colônia de Sacramento a Portugal. ( E não a Espanha como consta no ítem III)
GABARITO: LETRA B
FONTE: https://www.diario-universal.com/arquivo/aconteceu/tratado-de-santo-ildefonso/
1681-Tratado de Lisboa: Espanha devolve pela 1° vez SACRAMENTO A PORTUGAL
1713- PRIMEIRO Tratado de Utrecht: Define a fronteira entre Brasil e a GUIANA FRANCESA->RIO OIAPOQUE
1715- SEGUNDO Tratado de Utrecht: Espanha devolve pela 2° vez SACRAMENTO A PORTUGAL
1750- Tradado de Madrid: Princípio de UTI POSSIDETIS-> SACRAMENTO FICA COM A ESPANHA, E SETE POVOS DA MISSÃO FICA COM PORTUGAL->Atual território, EXCETO ACRE.
1761- Tradado de EL PARDO: ANULOU o Tratado de Madrid
1777- Tratado de Santo Ildefonso: SACRAMENTO E SETE POVOS COM A ESPANHA, PORTUGUESES RECEBERAM A ILHA DE SANTA CATARINA.
1801- Tratado de Badajós: DEVOLUÇÃO de SETE POVOS a PORTUGAL (retomada do tratado de madrid, colocando fim às guerras)