SóProvas


ID
736927
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No quadro dos movimentos coloniais separatistas destacou-se na Bahia, em 1798, a Conjuração Baiana. Analise as afirmativas abaixo sobre este movimento e, a seguir, assinale a alternativa em Tela.

I. Um dos elementos de inspiração do movimento era o ideário revolucionário da República jacobina estabelecida na França entre 1793 e 1794.

II. Os Cavaleiros da Luz, denominação dos integrantes da sociedade maçônica baiana, impulsionaram o movimento de resistência fazendo circular panfletos que atacavam ferozmente a administração local.

III. O contexto da transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro agravou a situação das camadas mais pobres, sobretudo, pelo aumento nos preços dos produtos e pela diminuição da oferta de empregos na Capitania da Bahia.

IV. A Conjuração Baiana, assim como a Inconfidência Mineira, se pautou, basicamente, na discussão das questões políticas liberais e, apesar de obtido o apoio das camadas populares foi liderada por intelectuais e grandes comerciantes.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta b)

    Item IV - FALSO - O movimento contou com a participação de pessoas pobres, letrados, padres, pequenos comerciantes, escravos e ex-escravos.

    Fonte: http://www.historiadobrasil.net/conjuracao_baiana.htm

  • Conjuração Baiana - Liderado pelas camadas populares; Influência da Revolução Francesa

    Inconfidência Mineira - Liderado pelos intelectuais (embora tivesse participação das camadas populares); Influência dos EUA

  •  Na avalanche da Revolução Francesa,Conjuração Baiana (ou Revolta dos Alfaiates) aconteceu em 1798 e tinha caráter emancipacionista: exigia, a qualquer custo, a independência do domínio português.

     

    Quando Salvador deixou de ser a capital brasileira, acabou perdendo boa parte dos investimentos da Coroa e passou a ter papel secundário diante da nova capital, o Rio de Janeiro. A população baiana acabou sofrendo com a crise econômica do estado. A violência aumentava cada vez mais com o constante saqueamento de propriedades privadas e mercadorias.

     

    A partir de então, as ideias radicais foram surgindo. Quem se destacou na propagação da revolta foi o médico Cipriano Barata. Ele organizou a população mais humilde, como escravos e pequenos camponeses, para difundir mensagens e panfletos incitando mais revoltosos para aderir à revolução.

     

    Uniram-se ao levante de Barata ,mulatos, escravos, negros livres, comerciantes, artesãos, religiosos, soldados, setores populares e, especialmente, muitos alfaiates.

     

    No movimento, destacaram-se os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira, sob chefia militar do tenente Aguilar Pantoja, que contava com o apoio dos soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas Amorim Torres.

     

    Percebendo o perigo de uma organização popular em grande escala, homens do rei de Portugal D. Fernando infiltrou de seu exército com os revoltosos e acabou surpreendendo-os. O rei conseguiu prender a maioria dos envolvidos e não hesitou em torturá-los.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: https://www.infoescola.com/brasil-colonia/conjuracao-baiana/

  • O que eu não entendi foi a denominação "Cavaleiros de Luz" e por isso errei a questão, pois não encontrei nenhuma referência nas minhas pesquisas. Se alguém poder me enviar algum link eu agradeço.

  • Cavaleiros da Luz, refere-se  ao nome da Loja Maçônica dos participantes da Conjuração.

    http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/conjuracao-baiana/

  • A Conjuração Baiana foi mais um movimento colonial de caráter separatista. Em 12 de maio de 1798 a cidade de Salvador estava tomada por cartazes onde a influência francesa era clara. Entre seus líderes estava Cipriano Barata – o “homem de todas as revoluções”. Médico e culto jornalista foi ele o único que realmente tomou partido do movimento entre as elites baianas. Esse grupo reunia-se em torno da sociedade secreta Cavaleiros da Luz.

    Fonte: Apostila do Curso Cidade