SóProvas


ID
737758
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Gnathostoma possui diversas espécies. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que é a mais patogênica em gatos.

Alternativas
Comentários
  • Gab.C - G. spinigerum - Gnathostoma spinigerum é um nematóide parasita que causa gnatostomíase em humanos, também conhecido de acordo com suas manifestações clínicas: "erupção rastejante", "larva migrans", edema de Yangtze, Chid Choko-Fuschu Tua e inchaço errante. A gnatostomíase em animais pode ser grave e até fatal. O primeiro caso descrito de gnatostomíase foi em um jovem tigre que morreu no Zoológico de Londres em 1835. O nematóide larval é adquirido pela ingestão de peixe e carne crus ou mal cozidos.

    G. spinigerum tem um ciclo de vida em vários hospedeiros. Os ovos eclodem em água doce e as larvas são comidas por pulgas de água do gênero Cyclops. As pulgas de água, por sua vez, são comidas por pequenos peixes. Eventualmente, as larvas acabam nos estômagos de carnívoros, geralmente gatos e cães. A larva perfura a parede do estômago e migra pelo corpo do hospedeiro por cerca de três meses antes de retornar ao estômago e se fixar na mucosa gástrica. Em seguida, leva mais seis meses para amadurecer. Os ovos são carregados nas fezes do hospedeiro e, se chegarem à água doce, o ciclo recomeça. Como os humanos não são um hospedeiro normal para a larva, eles não amadurecem em humanos, mas podem causar vários graus de dano, dependendo de onde a larva vagueia no corpo.