SóProvas


ID
73792
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente existem placas-mãe de microcomputadores que oferecem níveis RAID ("Redundant Arrays of Independent Disks"), para tornar o sistema de disco mais rápido e mais seguro. No que diz respeito à tolerância a falhas, um dos níveis, conhecido por espelhamento, se caracteriza pelos seguintes fatos:

I. O conteúdo de um disco rígido é inteiramente copiado para outro. Se ocorrer qualquer pane no disco rígido principal, o segundo entra em ação. Assim, o espelhamento constitui um backup automático feito por hardware, executado automaticamente pela placa-mãe, aumentando a segurança, não sendo necessário nenhum tipo de configuração no sistema operacional para que seja realizado.

II. O processo não precisa ser feito no momento da formatação do disco rígido e instalação do sistema operacional. No momento da configuração, que é feito por um setup próprio, o conteúdo do disco rígido principal será copiado para o disco rígido de backup.

Em conseqüência, consegue-se a redundância dos dados nos discos, pois os dois conterão as mesmas informações. Caso um dos discos pare, o outro, por armazenar o mesmo conteúdo, manterá todo o sistema operacional.

Esse nível de tolerância a falhas é denominado:

Alternativas
Comentários
  • RAID - é um meio de se criar um sub-sistema de armazenamento composta por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança e desempenho.RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.Com o RAID 1 consegue-se duplicar o desempenho na leitura de informação, pois as operações de leitura podem ser repartidas pelos dois discos. Vantagens: - Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco. - Segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).Desvantagens: - Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0. - Ocorre aumento no tempo de escrita. - Não é usado paridade.http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
  • RAID 0 Striping ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos seqüencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.Há problemas de confiabilidade e desempenho. RAID 0 não terá desempenho desejado com sistemas operacionais que não oferecem suporte a busca combinada de setores. Uma desvantagem desta organização é que a confiança se torna geometricamente pior. Um disco SLED com um tempo médio de vida de 20.000 horas será 4 vezes mais seguro do que 4 discos funcionando em paralelo com RAID 0 (admitindo-se que a capacidade de armazenamento somada dos quatro discos for igual ao do disco SLED). Como não existe redundância, não há confiabilidade neste tipo de organização.Vantagens:- Acesso rápido as informações (até 50% mais rápido). - Custo baixo para expansão de memória. Desvantagens:- Caso algum dos setores de algum dos HD’s venha a apresentar perda de informações, o mesmo arquivo que está dividido entre os mesmos setores dos demais HD’s não terão mais sentido existir, pois uma parte do arquivo foi corrompida, ou seja, caso algum disco falhe, não tem como recuperar. - Não é usado paridade. RAID-1RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.Vantagens:- Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco.
  • RAID-1RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.Vantagens:- Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco. - Segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD). Desvantagens:- Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0. - Ocorre aumento no tempo de escrita. - Não é usado paridade.
  • RAID 2 é similar ao RAID 4, mas armazena informação ECC (Error Correcting Code), que é a informação de controle de erros, no lugar da paridade. Este fato possibilita uma pequena protecção adicional, porém o RAID 2 ficou obsoleto pelas novas tecnologias de disco já possuírem este tipo de correcção internamente. O RAID 2 origina uma maior consistência dos dados se houver queda de energia durante a escrita. Baterias de segurança e um encerramento correto podem oferecer os mesmos benefíciosVantagem:- Usa ECC; Desvantagem:- Hoje em dia há tecnologias melhores para o mesmo fim; RAID-3O RAID 3 é uma versão simplificada do RAID nível 2. Nesse arranjo, um único bit de paridade é computado para cada palavra de dados e escrito em um drive de paridade. À primeira vista, pode parecer que um único bit de paridade dá somente detecção de erro, e não correção de erro. Para o caso de erros aleatórios não detectados, essa observação é verdadeira. Todavia, para o caso de uma falha de drive, ela provê correção total de erros de um bit, uma vez que a posição do bit defeituoso é conhecida. Se um drive falhar, o controlador apenas finge que todos os seus bits são "zeros". Se uma palavra apresentar erro de paridade, o bit que vem do drive extinto deve ter sido um "um", portanto, é corrigido.A fim de evitar o atraso em razão da latência rotacional, o RAID 3 exige que todos os eixos das unidades de disco estejam sincronizados. A maioria das unidades de disco mais recentes não possuem a opção de sincronização do eixo, ou se são capazes disto, faltam os conectores necessários, cabos e documentação do fabricante.Vantagens: - Leitura e escrita rápida - Possui controle de erros Desvantagem:- Montagem difícil via software
  • O RAID 4 assim como outros RAID's, cuja característica é utilizarem paridade, usam um processo de recuperação de dados mais envolvente que arrays espelhados, como RAID 1. Este nível também é útil para criar discos virtuais de grande dimensão, pois consegue somar o espaço total oferecido por todos os discos, exceto o disco de paridade. O desempenho oferecido é razoável nas operações de leitura, pois podem ser utilizados todos os discos em simultâneo.Vantagens:- Taxa de leitura rápida;- Possibilidade do aumento de área de discos físicos. Desvantagens:- Taxa de gravação lenta.- Em comparação com o RAID 1, em caso de falha do disco, a reconstrução é difícil, pois o RAID 1 já tem o dado pronto no disco espelhado. - Tecnologia não mais usada por haver melhores para o mesmo fim. RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4, mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o array que estiver a ser utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é equivalente ao de um RAID 4, excepto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.Vantagens:- Maior rapidez com tratamento de ECC. - Leitura rápida (porém escrita não tão rápida). Desvantagem:- Sistema complexo de controle dos HDs.
  • Depois dessa questão eu decidi desistir de viver. Raid para mim é aquele mata mosquito. Se um fiscal de rendas tem que saber isso, imagina o que uma pessoa que trabalha com computadores tem que saber! Só fazendo um curso na nasa mesmo. 

    desconhecido.jpg

  • Modo God!! 

  • Concordo que para quem não é da área é mais complicado.

    A grosso modo, para dar uma moral:

    Principais modos de RAID

    0 (striping) - desempenho. Se um disco falha, perde todos os dados

    1 (mirroring) - espelhamento. Redundância. Dois ou mais discos, em número par

    3 - paridade separada

    4 - paridade separada com dados a nível de bloco

    5 - paridade distribuída. Mínimo de 3 discos. 1 disco é paridade. Pode falhar até 1 disco

    6 - dobro de paridade distribuída. Mínimo de 4 discos. 2 discos são paridade. Pode falhar até 2 discos

    Tem alguns outros, como 0+1, 1+0(10), 50, 100.. mas com esses aí já dá para resolver algumas questões.

    Vamos na fé.


  • As bancas amam o RAID-1, meu deus. Só aqui no Qconcurso, de 100% das questões sobre RAID, 90% é RAID 1. Se tiver que chutar na prova, vou no 1 na alta.

  • d)RAID-1.

    falou espelhamento (mirroring), pensou RAID-1. Em caso de falha, o sistema continua funcionando porque o conteudo do hdd é espelhado em outro, o qual passa a ser o hdd principal. Claro, ha perda de desempenho porque os dados têm que ser lidos e gravados no hdd extra.

  • RAID é uma solução computacional que permite combinar vários discos rígidos, fazendo com que o sistema operacional enxergue o conjunto de discos rígidos como uma única unidade de armazenamento, independentemente da quantidade de discos rígidos em uso.

    O nível RAID 1 duplica o conteúdo de uma unidade de disco em outra unidade.