SóProvas


ID
73807
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma rede de microcomputadores opera com base no padrão Ethernet IEEE-802.3 e utiliza o protocolo CSMA/CD. No momento em que uma colisão é detectada, as máquinas que estão transmitindo executam o seguinte procedimento:

Alternativas
Comentários
  • Em ciência da computação, CSMA/CD, do inglês Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection, é um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os computadores compartilham o canal. O esquema é relativamente simples comparado ao token ring ou rede de controle central (master controlled networks).Este protocolo inclui uma técnica de detecção da portadora e um método para controlar colisões: se um posto de transmissão detecta, enquanto transmite uma trama (datagrama, em PT-BR), que outro sinal foi injectado no canal, PARAM DE TRANSMITIR , envia uma trama de dispersão e espera um intervalo de tempo aleatório (backoff) antes de tentar enviar novamente a trama.* CS (Carrier Sense): Capacidade de identificar se está ocorrendo transmissão;* MA (Multiple Access): Capacidade de múltiplos nós concorrerem pelo utilização da mídia;CD (Collision Detection): É responsável por identificar colisões na rede;Fonte: wikipédiaCorreta a alternativa B.
  • Um esquema conhecido como Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection (CSMA/CD) organizava a forma como os computadores compartilhavam o canal. Originalmente desenvolvido nos anos 60 para ALOHAnet  - Hawaii usando Rádio, o esquema é relativamente simples se comparado ao token ring ou rede de controle central (master controlled networks). Quando um computador deseja enviar alguma informação, este obedece o seguinte algoritmo:

    1. Se o canal está livre, inicia-se a transmissão, senão vai para o passo 4;

    2. [transmissão da informação] se colisão é detectada, a transmissão continua até que o tempo mínimo para o pacote seja alcançado (para garantir que todos os outros transmissores e receptores detectem a colisão), então segue para o passo 4;

    3. [fim de transmissão com sucesso] informa sucesso para as camadas de rede superiores, sai do modo de transmissão;

    4. [canal está ocupado] espera até que o canal esteja livre;

    5. [canal se torna livre] espera-se um tempo aleatório, e vai para o passo 1, a menos que o número máximo de tentativa de transmissão tenha sido excedido;

    6. [número máximo de tentativa de transmissão excedido] informa falha para as camadas de rede superiores, sai do modo de transmissão;

    Na prática, funciona como um jantar onde os convidados usam um meio comum (o ar) para falar com um outro. Antes de falar, cada convidado educadamente espera que outro convidado termine de falar. Se dois convidados começam a falar ao mesmo tempo, ambos param e esperam um pouco, um pequeno período. Espera-se que cada convidado espere por um tempo aleatório de forma que ambos não aguardem o mesmo tempo para tentar falar novamente, evitando outra colisão. O tempo é aumentado exponencialmente se mais de uma tentativa de transmissão falhar.

    Originalmente, a Ethernet fazia, literalmente, um compartilhamento via cabo coaxial, que passava através de um prédio ou de um campus universitário para interligar cada máquina. Os computadores eram conectados a uma unidade transceiver ou interface de anexação (Attachment Unit Interface, ou AUI), que por sua vez era conectada ao cabo. Apesar de que um fio simples passivo fosse uma solução satisfatória para pequenas Ethernets, não o era para grandes redes, onde apenas um defeito em qualquer ponto do fio ou em um único conector fazia toda a Ethernet parar.

     

  • O método de transmissão do CSMA/CD é um aprimoramento do método CSMA, o CD siginifica Detecção de Colisão. Neste método ao se detectar uma colisão todas as estações param de transmitir e executam um algoritmo de tempo que definirá quem começará novamente a transmissão.
  • Numa rede Ethernet, vários computadores podem ter acesso ao meio (rede) para transmitir seus sinais. Mas, efetivamente, só um computador consegue transmitir seus sinais na rede ( porque se dois tentarem, haverá colisão).

    Resumo do funcionamento da Ethernet:

    1) As placas de rede que desejam transmitir sinais ficam "escutando" a rede;

    2) Quando a rede fica disponível, as placas de rede enviam seus sinais;

    3) Se só uma placa enviou, esses sinais são mandados a todas as placas de rede (difusão), mas só aquela que detém o endereço certo receberá a mensagem. As demais placas de rede descartam essas mensagens. Isso constitui uma transmissão perfeita;

    4) Se duas ou mais placas enviaram sinais, haverá colisão;

    5) Quando acontece colisão, as placas de rede suspendem seus trabalhos e as placas envolvidas na colisão se sorteiam intervalos de tempo aleatórios para poderem transmitir novamente;

    6) Quando a primeira das placas "acidentadas" transmitir seus sinais, a comunicação na rede estará estabelecida.


    Fonte: Informática para concursos - João Antônio

  • "Noções de Informática"? Pena de quem não é de Computação.

  • O CSMA/CD identifica quando a média está disponível (idle time) para a transmissão. Neste momento a transmissão é iniciada. O mecanismo CD (Collision Detection ou em português detecção de colisão) ao mesmo tempo obriga que os nós escutem a rede enquanto emitem dados, razão pela qual o CSMA/CD é também conhecido por (LWT) “Listen While Talk“ traduzido como "escute enquanto fala".

    Se o mesmo detecta uma colisão, toda transmissão é interrompida e é emitido um sinal (“jam” de 48 bits) para anunciar que ocorreu uma colisão. Para evitar colisões sucessivas o nó espera um período aleatório e volta a tentar transmitir.

  • b-

    ele para, espera um tempinho (duração aleatoria) e reenvia. o tempo de standby é random justamente para nao coincidir com o envio de frames da outra interface.

  • GABARITO: B

     

    A regra é parar imediatamente de transmitir e aguardar uma fração de tempo aleatória para reiniciar a transmissão.

     

    Renato da Costa, Diego Carvalho - Estratégia Concurso

  • A regra é parar imediatamente de transmitir e aguardar uma fração de tempo aleatória para reiniciar a transmissão (Letra B).

  • 802.3 padrão ethernet - assim que ocorre colisão, imediatamente para-se a transmissão.

  • Em colisões, a transmissão é cessada imediatamente. Após isso, aguarda um intervalo aleatório para retransmitir.

    Resposta: B

  • colisão em rede que utiliza o ethernet (ex.: barramento) --> deve reiniciar a rede (restart)

  • as redes ethernet utilizam o protocolo CSMA/CD conhecido como o protocolo da boa educação.

  • Gab b! Ao detectar colisão, é necessário parar a transmissão.

    3 CSMA/CD (Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection)

    Usado na 802.3 ethernet, topologia barramento. (MEIO CABEADO)

    Premissa I ''Ouvir o meio para ver se está livre, para não haver colisão''. Entretanto, as vezes dois dispositivos veem que está livre e enviam. Então, ocorre colisão. Diante disso, ambos irão aguardar intervalos de tempo diferentes para ouvir o canal e tentar enviar a transmissão novamente – evitando, assim, outra colisão. Para tanto, eles utilizam o backoff – um algoritmo de recuo. ''aguardar'' PS.( Rede de 10 g / topologia estrela,não é usado CSMACD. )

    Portanto, sintetizando, o objetivo do CSMA/CD é ouvir o canal e detectar colisões.