São cidades que concentram grande número de empresas, profissionais, estudantes e universidades ligados às diversas áreas de tecnologia.
Tecnopolos - Principais características:
- Presença de universidades de alto nível, com cursos nas áreas de tecnologia de ponta e desenvolvimento de pesquisas.
- Presença de mão-de-obra, em grande quantidade e qualidade, nas diversas áreas de tecnologia.
- Incentivos municipais para a criação de polos tecnológicos em determinadas áreas ou bairros da cidade.
- Localização em grandes centros urbanos ou próximos a eles, para aproveitar a infraestrutura oferecida.
Exemplos de cidades tecnopolos no Brasil:
- Campinas (no interior de São Paulo) – concentra laboratórios tecnológicos da Unicamp (Universidade de Campinas), empresas de tecnologia de ponta, incubadoras e parques industriais. É, provavelmente, a maior cidade tecnopolo do Brasil da atualidade.
- São José dos Campos (interior de São Paulo) – presença importante do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e da empresa EMBRAER. Este tecnopolo se destaca nas áreas de aeronáutica e aeroespacial.
- São Carlos (interior de São Paulo) – a presença da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), como importante centro de pesquisa tecnológica, justifica a grande quantidade de empresas de tecnologia de ponta na cidade.
- Blumenau (em Santa Catarina) – destaque para a área de desenvolvimento de softwares.
- Recife (em Pernambuco) – destaque para a presença do Porto Digital, com várias empresas das áreas de softwares e economia criativa.
- Belo Horizonte (em Minas Gerais) – presença do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), ligado a Universidade Federal de Minas Gerais.
Fonte: https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/cidades_tecnopolos.htm