-
A revista Realidade elevou o padrão do jornalismo brasileiro ao produzir matérias em estilo mais livre e interpretativo, típico do New Journalism difundido nos EUA por grandes nomes como Capote e Wolfe. O seu conteúdo explorava temas com grande profundidade, o que explicava seus textos mais longos, elaborados com muito estudo e pesquisas; entretanto, a revista logo foi atingido pela censura imposta pelo governo militar, com a edição do AI-5, no final da década de 60. O jornalista Audálio Dantas atuou de forma destemida contra o regime militar, especialmente após o assassinato do também jornalista Vladmir Herzog, e ao longo da sua carreira foi reconhecido pela ONU por lutar a favor dos direitos humanos, e recebeu os prêmios Juca Pato e Jabuti. José Hamilton Ribeiro, outro integrante dos quadros da Realidade, foi premiado diversas vezes com o Esso, o prêmio mais importante do jornalismo brasileiro. Foi durante o período em que trabalhava na revista que Hamilton perdeu uma perna, ao cobrir a guerra do Vietnã, após pisar numa mina terrestre.
-
REALIDADE- Editora Abril, criada em 1966. O Golpe militar ocorreu em 1964, mas a Revista veio para se tornar referência.
VISÃO- ???
MANCHETE- Adolpho Bloch, dono da Bloch Editores, lançou a revista ''Manchete'' em 26 de abril de 1952 - Seu slogan era ''Aconteceu, virou manchete'' ;
O CRUZEIRO- Ilustrada e semanal. Por Assis Chateaubriand, Rio de Janeiro, Data de 10 novembro de 1928;
FATOS & FOTOS- " Semanário de variedades impresso e editado por Bloch Editores S.A. a partir de 28 de janeiro de 1961, em Brasília. No dia 29 de julho de 1960, foi inaugurada a sucursal de Brasília da Manchete. Naquela ocasião, Adolfo Bloch, presidente da Bloch Editores, prometeu ao presidente da República, Juscelino Kubitschek, editar um tablóide na nova capital do país. Seis meses depois, era lançada Fatos e Fotos." Fonte: fvg.br
-
A revista Visão publicação semanal de informação geral brasileira que circulou de 1952 a 1993. Nos anos 1960 e 1970, chegou a ser uma revista importante, referência nacional em cobertura jornalística econômica e política, local e internacional, com investimento em grandes reportagens. Fundada em 1952 no Rio de Janeiro pelo grupo estadunidense Vision Inc., em 1957 teve sua sede transferida para São Paulo. Em 1974 Farhat vendeu a publicação para o empresário Henry Maksoud, que mudou o perfil editorial e tornou-a identificada com a ideologia liberal. Mesmo sob a época da censura, criticava o estatismo, o desenvolvimentismo e o intervencionismo econômico do regime militar brasileiro, ao mesmo tempo em que condenava o sindicalismo e as políticas sociais. A revista foi pioneira em diversas iniciativas, com destaque para a publicação do anuário Quem é Quem na Economia Brasileira.