SóProvas


ID
739852
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Mévio reside no Município W há longos anos e apresenta requerimento para parcelar tributo de competência estadual. Eventualmente, realiza serviços no Município Y. Seus filhos residem no Município K. No requerimento formulado ao Estado NN, não indicou o seu domicilio tributário, sendo a sede da Receita Estadual o Município Z. Por decisão administrativa, foi fixado como domicílio tributário o Município X. Consoante as regras do Código Tributário Nacional, nesse caso, o domicílio tributário de Mévio será o:

Alternativas
Comentários
  • Art. 127. Na falta de eleição, pelo contribuinte ou responsável, de domicílio tributário, na forma da legislação aplicável, considera-se como tal:

            I - quanto às pessoas naturais, a sua residência habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade;

            II - quanto às pessoas jurídicas de direito privado ou às firmas individuais, o lugar da sua sede, ou, em relação aos atos ou fatos que derem origem à obrigação, o de cada estabelecimento;

            III - quanto às pessoas jurídicas de direito público, qualquer de suas repartições no território da entidade tributante.

    A residência dele não é incerta portanto aplica-se a regra geral. Soma-se a isso o fato do Municipio Z ser local onde ele realiza eventualmente serviços e não de forma habitual.

  • A regra geral é o domícilio de eleição, isto é, eleito pelo contribuinte ou responsável tributário,
    Contudo, esta regra é relativa, pois, na falta de eleição do domicílio pelo contribuinte ou responsável tributário, consideram-se também outras situações, como para pessoas naturais ou físicas, a sua residência habitual ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade.

    Na questão o seu domicílio habitual é municipío W.

    Não poderia ser no município Y porque na questão diz atividade eventual.

    Portanto, letra "a" a resposta correta.

    Espero ter ajudado! ;)
  • [Slide1.JPG]
  • Colega Camilo,

    Observe que a questão afirma que Mévio "eventualmente, realiza serviços no Município Y". Sendo "eventualmente", não se pode considerar como centro habitual de suas atividades.

    Abraço
  • Pq não pode ser o X? Se houve decisão administrativa, não poderia se entender que a administração recusou seu domicílio?



  • tb nao sei pq nao poderia ser o municipio x se a propria questao espressa que este foi eleito como domicilio........
    enfim..

  • Não pode ser o domicílio X pq quem elegeu esse domicílio foi a autoridade administrativa e não o contribuinte.

    O q a autoridade administrativa pode fazer é recusar o domicílio eleito quando impossibilite a arrecadação e fiscalização. Nesse caso, o domicílio será o lugar da situação dos bens ou da ocorrência do fato gerador (art. 127, parágrafos 1º e 2º).