SóProvas


ID
740746
Banca
CEPERJ
Órgão
PROCON-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere a seguinte função demanda de um bem X:

Qx = 50 – 0,5Px + 0,5PY - 2,0R; sendo Qx a quantidade demandada do bem X; Px= preço do bem X; Py, preço de um bem correlato ao bem X; e R, a renda do consumidor.

A sentença verdadeira é:

Alternativas
Comentários
  • Bens normais e bens de Giffen
     
    Já vimos que o “efeito preço” faz aumentar a quantidade procurada dos bens cujo preço desce. Bens deste tipo denominam-se “bens normais” quanto ao preço. No entanto, em teoria é referido que poderá haver bens cuja quantidade procurada aumenta quando o preço aumenta e vice-versa, os
    Bens de Giffen. A existência de bens de  Giffenestá associada a um efeito rendimento de grande magnitude. Por exemplo, a curva da oferta “volta para trás” as maçãs comportam-se como bem de Giffen
    : aumenta o preço das maçãs em simultâneocom o aumento do consumo de  maçãs. Se considerarmos apenas o efeito preço (o rendimento for compensado), não pode resultar de uma função de utilidade “bem comportada” (côncava crescente)uma curva da procura ascendente. Normalmente os manuais referem “as batatas da Irlanda” como um exemplo de bem
    Giffen. Por um lado, na Irlanda, a produção agrícola era a monocultura de batatas, pelo que o rendimento das pessoas resultava apenas da produção de batatas.
  • Em um bem normal, a quantidade aumenta a medida que a renda aumenta. Vê que neste caso R e Q tem sinais trocados, invalidando o item D.

    Um bem de Veblen é um bem de luxo. Quando preços aumentam, tem consequências como aumento da demanda. Isso invalidada o item B, pois a eq. tem sinais contrários entre Px e Q.

    Um bem de Giffen é semelhante ao de Veblen, porém os de Giffen normalmente são bens de baixa qualidade. O exemplo clássico é o do pão. Ligeiros aumentos de preço do pão fazem podem até fazer você comer mais pão, porque sacrifica outros bens considerados mais supérfluos. Porém neste tipo de bem, quando a renda aumenta, consome-se menos deste bem. De fato R e Q tem sinais contrários, porém Px e Q tem sinais contrários, invalidando o item A.

    Um bem inferior é um bem que se consome menos a medida que a renda aumenta. R e Q tem sinais contrários: letra C.

  • Um exemplo de bem inferior é a carne de segunda ou terceira. Quando a renda da pessoa aumenta, essa pessoa tende a comprar carnes melhores, comprando menos dessas carnes vagabundas.

    Já para os bens de GIffen (ou Veblen), podemos pensar nos vinhos ou obras de arte. Quanto maior o preço,  mais as pessoas vão querer, por julgarem serem melhores.

    Obviamente existem muitoas outros exemplos, mas com esses acima podemos entender que o bem inferior é afetado pela renda, enquanto que o de Giffen, pelo preço.
  • Qx = 50 – 0,5Px + 0,5PY - 2,0R

    Relações que podemos tirar: Quando o Px Aumenta, diminui a Qx: X é um Bem comum (São bens que possuem relação inversamente proporcional do Preço X Quantidade);
    Quando o Py aumenta, Aumenta o Qx: Bem substituto (deixei de consumir Y devido ao aumento do preço e passei a consumir mais X, isso implica que Y pode ser substituído por X);
    Aumenta a R, diminui a Qx: Bem inferior (São bens que possuem relação inversamente proporcional da Renda x Quantidade); Logo a alternativa correta é a letra (C)
    Não poderia ser um bem de Giffen ou Veblen (são bens que possuem relação diretamente proporcional entre Preço X Quantidade) pois, quando o Px aumentou, a Quantidade de X diminuiu. Para que fosse bem de Giffen ou Veblen, o aumento no preço de X necessariamente implicaria em um aumento da Quantidade de X.
  • Uma dúvida: se Px e Py estivessem com o mesmo sinal, ambos seriam bens complementares?  

  • Rodrigo Marins, basta que Py tenha sinal negativo, pois significa uma relação inversa com a quantidade demandada do bem x, ou seja, se o preço do bem Y aumentar a quantidade do bem x irá diminuir, pois por serem complementares eu irei consumi-los juntos, o contrário também é verdadeiro se o preço do bem Y diminuir irei aumentar o conusmo do bem x, considerando em ambos os caso tudo o mais constante, isto quer dizer que o preço do bem x dentre outras variáveis não serão modificados.

  • A)    Errado. Observando a equação dada, verificamos que a relação entre a demanda do bem X e a renda é negativa, devido ao sinal negativo anterior ao coeficiente da renda. Por isso, constatamos que o bem X é um bem inferior, os consumidores desejam adquirir menos desse bem à medida que sua renda aumenta. No entanto, não podemos afirmar que o bem X é um bem Giffen, nesse caso, o efeito substituição excede o efeito renda, e a questão não disponibilizou essas informações.

    B)    Errado. Observando a equação dada, verificamos que a relação entre a demanda do bem X e o preço do referido bem é negativa, assim o bem não corresponde ao bem de Veblen. Nesse caso, o aumento de preço torna os bens desejáveis, aumenta a demanda, como símbolo do status social; inversamente, uma redução dos preços dos bens reduziria a demanda desses produtos, logo, sua relação é positiva.

    C)    Correto. Vide item “A".

    D)    Errado. Observando a equação dada, verificamos que a relação entre a demanda do bem X e a renda é negativa, devido ao sinal negativo anterior ao coeficiente da renda, por isso, constatamos que o bem X não pode ser um bem normal, visto que, no caso de bens normais, os consumidores desejam adquirir mais desses bens à medida que sua renda aumenta, relação positiva entre as variáveis.

    E)     Errado. Se o bem Y for substituto, um aumento do preço do bem X, reduz a quantidade demandada de X, aumenta a demanda por Y e, consequentemente, seu preço. Portanto, a relação entre quantidade demandada de X e preço de Y é negativa.

    Gabarito: Letra “C".

  • GABARITO: LETRA C

    -> Quanto ao bem de Giffen (– 0,5Px)

    a) Será Bem de Giffen se o Px (preço do bem analisado) for positivo. Se for negativo, não será Bem de Giffen.

    No exemplo, temos 0,5Px. Uma vez que é negativo, não será Bem de Giffen. (Letra A errada)

    -> Quanto ao bem normal ou bem inferior: (- 2,0R)

    a) Serão bens normais se o sinal da Renda for positivo.

    b) Serão bens inferiores se o sinal da renda for negativo.

    No exemplo, temos - 2,0R. Logo, é sim um bem inferior, sendo o gabarito da questão. (Letra C certa e letras A e D erradas)

    -> Quanto aos bens substitutos ou complementares (+0,5Py)

    a) Serão complementares se o sinal do Py (preço do outro bem) for negativo.

    b) Serão substitutos se o sinal do Py (preço do outro bem) for positivo.

    No exemplo, temos + 0,5PY. Uma vez que é positivo, eles são substitutos.(Letra E errada)