-
no estoque periodico a empresa irá apurar o Estoque dele em determinado periodos através da fórmula:
Cmv = Ei +compras - Ef
sendo assim, quando a empresa vai elaborar suas demonstrações ela irá apurar o CMV, não apurando no ato da compra
já no estoque permanente, a empresa irá elaborar a sua ficha de estoque e a cada venda ela irá calcular o seu CMV de acordo com os criterios PEPS, UEPS ou media ponderada.
-
Concluindo a explicação abaixo de Raissa: Questão CERTA
-
A QUESTÃO CITA O ESTOQUE PERMANENTE.
ESTOQUE PERIÓDICO: SÓ HÁ REGISTRO QUANDO O CABA QUER OU QUANDO ELE PODE... DESSA FORMA, A APURAÇÃO PASSA A SER ALGO RARO, SENDO NECESSÁRIO QUANDO FOR PRECISO REPOR AS MERCADORIAS VENDIDAS...
-
Inventário periódico: Não há controle de custos das mercadorias a cada venda, semelhante ao PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai); inventário do estoque elaborado somente ao final de um período, não é em tempo real; registra operações por: Conta Mercadorias Mista e Conta Mercadorias Desdobrada; mais utilizado por empresas de pequeno porte.
Inventário Permanente: A cada operação, é possível saber o valor das compras, estoque final e CMV; contabilizado imediatamente, a cada venda, em tempo real; pode ser avaliado por: PEPS, UEPS, Média Ponderada Móvel e Fixa, Preço Específico; utilizado nas grandes empresas devido ao alto volume de estoque.
Quando a economia está Inflacionária:
PEPS = tudo MAIOR, exceto CMV - Custo da Mercadoria Vendida
UEPS = tudo MENOR, exceto CMV - Custo da Mercadoria Vendida
Atenção: Deflacionária é o inverso.
Gabarito: Certo. Outras questões: Q934496, Q279305, Q602969, Q348857, Q348858, Q88823, Q601424, Q1153854, Q348856, Q934495.
-
GABARITO CORRETO
No Inventário Periódico o CMV é calculado ao final de uma determinado período de tempo, normalmente ao final do exercício social, quando da contagem dos estoques.
-
CERTO, pois o inventario periodico contempla por periodo, quem pode contemplar por venda e assim dando baixa nos estoques é o inventário permanente.
-
GABARITO: ERRADO.
Controle periódico do estoque seria o inventário que a empresa faz a cada PERÍODO determinado.
Usado em empresas de pequeno porte, devido a dificuldade em realizar um controle permanente.
Controle Permanente: De forma contínua. Calcula o (CMV) custo da mercadorias vendidas, sempre que há uma venda.
Usado em empresas de grande porte, que necessitam contabilizar todas as compras e dar baixa em todas as vendas, de forma imediata.
-
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
Para responder essa questão você precisa saber que existem dois tipos de controle de estoques que são muito explorados em prova: inventário permanente e inventário periódico. Em suma, se você souber o que está na tabela abaixo detona tudo:
Inventário PERMANENTE
- Valor do estoque é conhecido a QUALQUER MOMENTO
- Controle é realizado por meio de FICHAS DE ESTOQUE
- Lançamentos realizados diretamente na conta Estoques
Inventário PERIÓDICO
- Valor do estoque é conhecido ao FINAL DO PERÍODO (bimestre, semestre, ano)
- Utiliza as “contas desdobradas” (Estoque inicial, Compras Líquidas, Estoque Final) CMV = EI +CO – EF
- Maneira mais cobrada em prova Pode utilizar, ainda, a conta “Mercadoria Mista” (todas as operações são registradas na mesma conta). Pouco explorado em prova.
. Lembre-se: qualquer momento = permanente.
Gabarito é correto
-
Certo.
CMV= EI + CL - EF
-
O registro da venda de mercadorias, segundo o critério de controle de estoques periódico, não contemplará, no ato da venda, a apuração do custo da mercadoria vendida (CMV). COMENTÁRIO: CORRETO
TIPOS DE INVENTÁRIOS
Inventário Periódico: O estoque é avaliado na data do balanço, através do inventário físico, ou seja, a contagem de todos os itens que existe no estoque. Nesse caso, não há lançamento operação por operação. Nesse tipo de Inventário, usamos a conta mista de mercadorias. Lançamos o estoque inicial e as compras (à debito) e lançamos as vendas (à crédito). No final do período, ao apurar o estoque final, podemos calcular o resultado com mercadorias (CMV).
CMV = Estoque Inicial + Compras - Estoque final
Inventário Permanente: Nesse caso, a empresa controla o estoque de forma contínua, dando baixa em cada operação de venda.
-
Gabarito: Certo
Neste sistema (inventário periódico), não há controle de custos de cada venda, visto que a apuração é efetuada apenas ao fim do exercício social. Logo, há necessidade de apuração do estoque final, mediante inventário, sendo o CMV calculado ao final e não no ato da venda.