SóProvas


ID
7420
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Deve ser de conhecimento dos administradores do sistema de Segurança da Informação de uma entidade que não é suficiente montar um firewall e considerar que nunca vai ser invadido. Deve ser feito um acompanhamento do desempenho do firewall com a utilização de logs além de acompanhar com freqüência o trabalho realizado pelo IDS. Utilizandose o sistema operacional Linux como firewall podese encontrar ferramentas capazes e eficazes para efetuar esta função. O iptables é uma destas ferramentas e, com relação a suas características, é correto afirmar que o iptables

Alternativas
Comentários
  • O Iptables é instalado numa máquina Linux e permite que a conexão com a internet seja compartilhada e monitorada pelo computador Linux. O Iptables é como um "servidor de internet". No iptables vc determina as políticas de uso : quem pode acessar qual site em qual horário. Vc loga quem acessou o que, cria filtros, bloqueia sites, serviços de download, etc.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Iptables
  • GABARITO : C

            O IPTABLES é um firewall em nível de pacotes e funciona baseado no endereço/porta de origem/destino do pacote, prioridade, etc. Ele funciona através da comparação de regras para saber se um pacote tem ou não permissão para passar. Em firewalls mais restritivos, o pacote é bloqueado e registrado para que o administrador do sistema tenha conhecimento sobre o que está acontecendo em seu sistema.

    Ele também pode ser usado para modificar e monitorar o tráfego da rede, fazer NAT (masquerading, source nat, destination nat), redirecionamento de pacotes, marcação de pacotes, modificar a prioridade de pacotes que chegam/saem do seu sistema, contagem de bytes, dividir tráfego entre máquinas, criar proteções anti-spoofing, contra syn flood, DoS, etc. O tráfego vindo de máquinas desconhecidas da rede pode também ser bloqueado/registrado através do uso de simples regras. As possibilidades oferecidas pelos recursos de filtragem iptables como todas as ferramentas UNIX maduras dependem de sua imaginação, pois ele garante uma grande flexibilidade na manipulação das regras de acesso ao sistema, precisando apenas conhecer quais interfaces o sistema possui, o que deseja bloquear, o que tem acesso garantido, quais serviços devem estar acessíveis para cada rede, e iniciar a construção de seu firewall.

    •  a) não permite o serviço de proxy na rede. (ele permite)
    •  b) possui mecanismos internos para aceitar e recuperar automaticamente pacotes duvidosos ou mal formados. (aceitar e rejeitar)
    •  c) mantém suporte a detecção de fragmentos. (correta)
    •  d) mantém suporte apenas para o protocolo TCP, garantindo assim a privacidade das comunicações controladas por conexão.(suporta tb UDP e ICMP)
    •  e) não exige que o kernel de sua máquina tenha sido compilado com suporte ao iptables. (exige sim)