Active Directory
O Active Directory é uma implementação de serviço de diretório no protocolo LDAP que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza essas informações a usuários e administradores desta rede. É um software da Microsoft utilizado em ambientes Windows.
O Active Directory, a exemplo do NIS, surgiu da necessidade de se ter um único diretório, ou seja, ao invés do usuário ter uma senha para acessar o sistema principal da empresa, uma senha para ler seus e-mails, uma senha para se logar no computador, e várias outras senhas, com a utilização do AD, os usuários poderão ter apenas uma senha para acessar todos os recursos disponíveis na rede. Podemos definir um diretório como sendo um banco de dados que armazena as informações dos usuários.
O AD surgiu juntamente com o Windows 2000 Server. Objetos como usuários, grupos, membros dos grupos, senhas, contas de computadores, relações de confiança, informações sobre o domínio, unidades organizacionais, etc, ficam armazenados no banco de dados do AD. Além de armazenar vários objetos em seu banco de dados, o AD disponibiliza vários serviços, como: autenticação dos usuários, replicação do seu banco de dados, pesquisa dos objetos disponíveis na rede, administração centralizada da segurança utilizando GPO, entre outros serviços. Esses recursos tornam a administração do AD bem mais fácil, sendo possível administrar todos os recursos disponíveis na rede centralizadamente.
Para que os usuários possam acessar os recursos disponíveis na rede, estes deverão efetuar o logon. Quando o usuário efetua logon, o AD verifica se as informações fornecidas pelos usuários são válidas e faz a autenticação, caso essas informações sejam válidas. O AD é organizado de uma forma hierárquica, com o uso de domínios. Caso uma rede utilize o AD, poderá conter vários domínios. Um domínio é nada mais do que um limite administrativo e de segurança, ou seja, o administrador do domínio possui permissões somente no domínio, e não em outros domínios. As políticas de segurança também se aplicam somente ao domínio, e não a outros domínios. Resumindo: diferentes domínios podem ter diferentes administradores e diferentes políticas de segurança.
Nos domínios baseados no AD, podemos ter dois tipos de servidores: Controlador de Domínio (DC – Domain Controller) e Servidor Membro (Member Server).
Para a instalação do AD é necessário que o serviço DNS esteja disponível, ou seja, é um pré-requisito (dependência) para a instalação do AD. O AD utiliza o DNS para a nomeação de servidores e recursos, e também para resolução de nomes. Caso o serviço DNS não esteja disponível na rede durante a instalação do AD, poderemos instalá-lo durante a instalação do AD.
FONTE: WIKIPÉDIA
LETRA C
Bons Estudos!
Active Directory foi desenvolvido não só para ser totalmente compatível com o DNS, mas para ser tão integrado com ele que um não pode existir sem o outro.
A decisão da Microsoft, neste caso, não aconteceu por acaso, mas por causa do papel central que desempenha na resolução de nomes na internet o DNS.
O Active Directory pode expandir o recurso padrão de DNS e oferecer alguns novos recursos, como AD-integrado DNS, o que facilita muito a administração necessária para ambientes de DNS.
Além disso, o Active Directory pode facilmente adaptar-se a um ambiente de DNS estranho, tal como Unix BIND.