O protocolo simples de gerência de rede (SNMP da siga em Inglês) teve sua origem na RFC 1067 em 1988, evoluindo por algumas versões, estando atualmente na versão 3. É um protocolo da camada de aplicação (camada sete do modelo OSI) que utiliza usualmente a porta 161 do protocolo de transporte UDP.
A vantagem de ser um protocolo de camada sete reside no fato da abstração das outras camadas da rede, podendo o gestor gerenciar um dispositivo que se encontre fora da sua rede de origem.
O SNMP, por consumir poucos recursos da rede e de processamento acabou se disseminando, o que permitiu a sua inclusão em equipamentos bastante simples como, por exemplo, impressoras.
O SNMP ajuda o gestor da rede a localizar eventuais problemas e falhas em sua rede. Através de um gerente SNMP (SLAview por exemplo), pode-se visualizar gráficos referentes a estatísticas de tráfego, nível do toner em impressoras, CPU e memória de diversos dispositivos e até mesmo a quantidade de processos que estão sendo executados em um dado dispositivo.
Fonte: https://www.telcomanager.com/o-que-e-snmp/