SóProvas


ID
747178
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Comparando a criptografia simétrica com a assimétrica, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • A criptografia assimétrica utiliza um par de chaves: uma pública (distribuída)  e uma privada (apenas do dono).

    Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.

    Os algoritmos de chave pública podem ser utilizados para autenticidade (para cifrar mensagens, porque apenas o dono da chave privada poderia ter cifrado a mensagem que foi decifrada com a 'chave pública) e confidencialidade (para cifrar mensagens):

    Os algoritmos de chave simétrica usam chaves criptográficas para cifragem e decifragem. A operação de chave simétrica é mais simples, pois pode existir uma única chave entre as operações. A chave representa um segredo, partilhado entre duas ou mais partes, usada para manter um canal confidencial de informação.
  • c) a primeira possui o problema da distribuição e gerenciamento de chaves, ao passo que a segunda possui o problema do desempenho.
    Criptografia de chave simétrica tem desempenho muito superior á criptografia de chave assimétrica.
    Ao passo que, distribuir e gerenciar chaves com criptografia de chaves públicas pode ser bem complicado, além de não garantir autenticidade, umas vez que as partes envolvidas na comunicação utilizam a mesma chave!
  • Criptografia simétrica

    A criptografia simétrica é a técnica mais antiga e mais conhecida. Uma chave secreta, que pode ser um número, uma palavra ou apenas uma seqüência de letras aleatórias, é aplicada ao texto de uma mensagem para alterar o conteúdo de uma determinada maneira. Isso pode ser tão simples quanto deslocar cada letra por um número de casas no alfabeto. Desde que o remetente e o destinatário saibam a chave secreta, eles podem criptografar e descriptografar todas as mensagens que usam essa chave.

    Criptografia assimétrica

    O problema com as chaves secretas está em troca-las pela Internet ou uma rede grande prevenindo que caiam em mãos erradas. Qualquer pessoa que saiba a chave secreta pode descriptografar a mensagem. Uma resposta é a criptografia assimétrica, em que existem duas chaves relacionadas - um par de chaves. Uma chave pública é disponibilizada livremente para qualquer pessoa que pode querer enviar uma mensagem. Uma segunda chave privada é mantida em segredo, para que somente você saiba. 

    Qualquer mensagem (texto, arquivos binários ou documentos), que seja criptografada pelo o uso da chave pública, só pode ser descriptografada aplicando o mesmo algoritmo, mas usando a chave particular correspondente. Qualquer mensagem que seja criptografada pelo o uso da chave privada só pode ser descriptografada usando a chave pública correspondente. 

    Isso significa que você não precisa se preocupar em passar as chaves públicas na Internet (as chaves devem ser públicas). Um problema com a criptografia assimétrica, no entanto, é que é mais lento que a criptografia simétrica. Ele requer muito mais poder de processamento para criptografar e descriptografar o conteúdo da mensagem.

    Fonte: http://support.microsoft.com/kb/246071


    fonte:http://mapaseconcursosdeti.blogspot.com.br/2012/12/criptografia-simetrica-x-assimetrica.html
  • A banca ESAF ama o livro de segurança do autor Nakamura. Fiquem atentos.

    Segundo Nakamura(2010,p.304),"Assim, a criptografia simétrica possui o problema da distribuição e gerenciamento de chaves, enquanto a criptografia assimétrica possui o problema de desempenho, pois exige maior poder de processamento."

    Bibliografia:

    SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-NAKAMURA- 2010