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ID
748090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um sistema está organizado segundo uma arquitetura em camadas, no qual cada camada corresponde a um pacote Java. A camada de serviços, ServiceLayer, possui dezenas de classes, que colaboram entre si para fornecer os serviços necessários. Para facilitar o acesso aos serviços disponíveis, o pacote em questão disponibiliza algumas interfaces, que agrupam operações de acordo com a natureza do serviço. As classes que implementam esses serviços, entretanto, não são visíveis fora do pacote. Dessa forma, o pacote fornece uma classe pública, Services, onde existem métodos estáticos que retornam objetos que implementam os serviços disponíveis. O código Java a seguir exemplifica o que foi descrito.

package ServiceLayer;
public interface ServiceA {
          int srvA1();
          int srvA2();
          int srvA3();
}
package ServiceLayer;
public interface ServiceB {
          int srvB1();
          int srvB2();
}
package ServiceLayer;
public class Services {
          private Services() {
          }
public static ServiceA serviceA() {
                    return new CL01();
          }
          public static ServiceB serviceB() {
                    return new CL01();
          }
}
package ServiceLayer;
class CL01 implements ServiceA, ServiceB{
          public int srvA1()
          { // código irrelevante }
          public int srvA2()
          { // código irrelevante }
          public int srvA3()
          { // código irrelevante }
          public int srvB1()
          { // código irrelevante }
          public int srvB2()
          { // código irrelevante }
}


O trecho de código a seguir mostra como os serviços disponíveis são executados.

{
          ServiceA s1=Services.serviceA();
          ServiceB s2=Services.serviceB();
          s1.srvA1();
          s2.srvB1();
          // código irrelevante
}



Essa arquitetura usou variações de dois padrões de projeto conhecidos, que são:

Alternativas
Comentários
  • Façade (Padrão de Projeto - Estrutural): 

    - Fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces de um subsistema;

    - Definir uma interface de nível mais alto que torna os subsistemas mais fáceis de serem utilizados

     

    Factory Method (Padrão de Projeto - Criacional): 

    - Definir uma interface para criação de um objeto, deixando as subclasses decidirem que classe instanciar

    - As subclasses determinam quais classes concretas serão criadas