SóProvas


ID
750358
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ratificação do Brasil, em 2008, à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas - ONU, avança na consolidação dos direitos humanos a todas as pessoas que apresentam alguma deficiência. Pode-se considerar como avanço dessa política:

Alternativas
Comentários
  • a)      a compreensão da deficiência dentro de uma concepção puramente médica, reafirmando a condição da necessidade de tutela pela família, pelas instituições e pelo Estado na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. ERRADO já que uma das questões mais importantes trazidas a lume foi a consolidação de um novo paradigma sobre pessoas com deficiência; a Convenção faz a transposição do olhar da exigência de normalidade dos padrões das ciências biomédicas para a celebração da diversidade humana.

    b)      a compreensão da deficiência como parte da área de desenvolvimento social e de direitos humanos, conferindo-lhe uma dimensão mais personalizada e social. CORRETA  A Convenção é uma importante ferramenta para modificar o cenário de exclusão das pessoas com deficiência, ao promover na esfera internacional maior consciência sobre as potencialidades e o alcance dos seus direitos humanos e liberdades fundamentais.

    c)      imputar à pessoa com deficiência a única e exclusiva responsabilidade para ultrapassar seus limites físicos, sensoriais ou intelectuais. ERRADO, essa é uma responsabilidade tanto de todos: Estado, sociedade e das próprias pessoas com deficiência.

    d)      o conceito de inclusão, que se refere ao processo de construção de uma sociedade para todos, cujo alvo de transformações são as pessoas e não os ambientes sociais. ERRADO, isso porque existe um grau de influência que o ambiente tem na vida da pessoa com deficiência, sendo de fundamental importância a remoção dos obstáculos.

    e)      a compreensão da acessibilidade em sentido restrito, como ingresso e permanência aos meios físicos. ERRADO, isso porque a compreensão da acessibilidade é feita em sentido amplo, abrangendo não apenas os espaços físicos, mas o acesso a informação, à educação, dentre outros.

     

     

     

     

     

  • Gab.  B. Questão retirada da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência –Versão Comentada. Segue alguns trechos:

     

     

    A) O presente artigo discute algumas definições que são muito importantes para a compreensão atual sobre a deficiência. É importante salientar que não devemos colocar a deficiência dentro de uma concepção puramente médica, ficando associada exclusivamente à doença [...]

     

    B) Muito mais atual e dinâmica é a compreensão da deficiência como parte da área de desenvolvimento social e de direitos humanos, conferindo-lhe uma dimensão mais personalizada e social [...]

     

    C) A incapacidade que é atribuída à pessoa por conta da deficiência que possui,e passível de estigmatizá-la, é um conceito que precisa ser amplamente revisto, ao imputar à pessoa a única e exclusiva responsabilidade para ultrapassar seus limites físicos, sensoriais ou intelectuais [...]

     

    D) O conceito de “inclusão” refere-se ao processo de construção de uma sociedade para todos e, portanto, os alvos de transformação são os ambientes sociais e não a pessoa.

     

    E) A acessibilidade aqui precisa ser compreendida em seu sentido amplo, como ingresso e permanência aos meios físicos e aos de comunicação (desenho universal) e aos sistemas, políticas, serviços e programas implementados pela comunidade. [...]

     

     

    Ref.

    A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – Versão Comentada –  Brasília : Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2ª ed. 2008.