9099
Art. 4º É competente, para as causas previstas nesta Lei, o Juizado do foro:
I - do domicílio do réu ou, a critério do autor, do local onde aquele exerça atividades profissionais ou econômicas ou mantenha estabelecimento, filial, agência, sucursal ou escritório;
II - do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita;
III - do domicílio do autor ou do local do ato ou fato, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza.
Parágrafo único. Em qualquer hipótese, poderá a ação ser proposta no foro previsto no inciso I deste artigo.
cpc - 1973
Art. 94. A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro do domicílio do réu.
Art. 95. Nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro da situação da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domicílio ou de eleição, não recaindo o litígio sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, posse, divisão e demarcação de terras e nunciação de obra nova.
NAO CONSEGUI ACHAR O ERRO DESSA ASSERTIVA
O item"a" está correto, pois segundo o artigo 3º, I e III da Lei9.099/95, o JEC temcompetência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menorcomplexidade, assim consideradas as causas cujo valor não exceda aquarenta vezes o salário mínimo e a ação de despejo para uso próprio.
O item"b" está incorreto, uma vez que conforme o artigo4º, II e III, da Lei 9.099/95, as ações de competência do JEC também podem serpropostas no lugaronde a obrigação deva ser satisfeita, bem como no domicílio do autor ou nolocal do ato ou fato, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza.
O item"c" está incorreto, na medida em que o art. 6º da Lei 9.099/95determina que o Juiz adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo aos fins sociais dalei e às exigências do bem comum. Nesse sentido, deve se entender a palavra"equânime" pomo o poder conferido ao juiz de julgar por equidade.
O item"d" está incorreto, uma vez que o juiz leigonão dispõe das garantias constitucionais inerentesaos magistrados,conferidas no artigo 95 da Constituição Federal, expressas na vitaliciedade,inamovibilidade e irredutibilidade de subsídio.
A resposta correta életra "a".