SóProvas


ID
752062
Banca
NC-UFPR
Órgão
TJ-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Acerca dos juizados especiais cíveis, assinale a alternativa correta.



Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta - Letra A:

    Lei 9.099/95:


    Art. 3º O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas:
            I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo;
            II - as enumeradas no art. 275, inciso II, do Código de Processo Civil;
             III - a ação de despejo para uso próprio;
            IV - as ações possessórias sobre bens imóveis de valor não excedente ao fixado no inciso I deste artigo.
     

  • 9099

    Art. 4º É competente, para as causas previstas nesta Lei, o Juizado do foro:
    I - do domicílio do réu ou, a critério do autor, do local onde aquele exerça atividades profissionais ou econômicas ou mantenha estabelecimento, filial, agência, sucursal ou escritório;
    II - do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita;
    III - do domicílio do autor ou do local do ato ou fato, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza.
     Parágrafo único. Em qualquer hipótese, poderá a ação ser proposta no foro previsto no inciso I deste artigo.

    cpc - 1973

    Art. 94.  A ação fundada em direito pessoal e a ação fundada em direito real sobre bens móveis serão propostas, em regra, no foro do domicílio do réu.
    Art. 95.  Nas ações fundadas em direito real sobre imóveis é competente o foro da situação da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domicílio ou de eleição, não recaindo o litígio sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, posse, divisão e demarcação de terras e nunciação de obra nova.
    NAO CONSEGUI ACHAR O ERRO DESSA ASSERTIVA

  • Letra A – CORRETAArtigo 3º da Lei 9.099/95: O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas:
    I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo; [...]
    III - a ação de despejo para uso próprio.

    Letra B –
    INCORRETAArtigo 4º da Lei 9.099/95: É competente, para as causas previstas nesta Lei, o Juizado do foro:
    I - do domicílio do réu ou, a critério do autor, do local onde aquele exerça atividades profissionais ou econômicas ou mantenha estabelecimento, filial, agência, sucursal ou escritório;
    II - do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita;
    III - do domicílio do autor ou do local do ato ou fato, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza.
     
    Letra C –
    INCORRETAAs decisões nos Juizados Especiais obedecem critérios próprios tais como: justiça, equidade, fins sociais da lei, exigências do bem comum, proporcionalidade e razoabilidade.Um aspecto interessante do artigo 6º da Lei 9.099/95 são as implicações da palavra “equânime” (O Juiz adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo aos fins sociais da lei e às exigências do bem comum). Ela leva a entender que a Lei nº 9.099/95 confere ao juiz o poder de julgar por equidade.
    Corrobora com este entendimento o artigo 25 da referida Lei: O árbitro conduzirá o processo com os mesmos critérios do Juiz, na forma dos arts. 5º e 6º desta Lei, podendo decidir por equidade. Se o árbitro (quem pode o menos) pode utilizar a equidade, o magistrado (quem pode o mais) com certeza poderá usa-la.
     
    Letra D –
    INCORRETAO conciliador é um auxiliar da justiça que se ocupa exclusivamente da tarefa conciliatória. Não exerce jurisdição, atua sempre com a orientação do juiz, mas tem papel destacado no funcionamento dos Juizados, pois se mostra como a pessoa especializada na difícil arte de serenar os ânimos dos contendores, levando-os à composição amigável dos conflitos dos interesses.
    O juiz leigo, como auxiliar da justiça, e como o próprio nome está a indicar, não dispõe das garantias constitucionais inerentes aos magistrados, conferidas no artigo 95 da Constituição Federal, expressas na vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídio.
  • caua competentes do juizado especial= causas ate 40 salarios minimmos; as d art 275 II cpc; o despejo para uso proprio, açoes possessorias de ate 40 salarios minimos.
  • O item"a" está correto, pois segundo o artigo 3º, I e III da Lei9.099/95, o JEC temcompetência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menorcomplexidade, assim consideradas as causas cujo valor não exceda aquarenta vezes o salário mínimo e a ação de despejo para uso próprio.

    O item"b" está incorreto, uma vez que conforme o artigo4º, II e III, da Lei 9.099/95, as ações de competência do JEC também podem serpropostas no lugaronde a obrigação deva ser satisfeita, bem como no domicílio do autor ou nolocal do ato ou fato, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza.

    O item"c" está incorreto, na medida em que o art. 6º da Lei 9.099/95determina que o Juiz adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo aos fins sociais dalei e às exigências do bem comum. Nesse sentido, deve se entender a palavra"equânime" pomo o poder conferido ao juiz de julgar por equidade.

    O item"d" está incorreto, uma vez que o juiz leigonão dispõe das garantias constitucionais inerentesaos magistrados,conferidas no artigo 95 da Constituição Federal, expressas na vitaliciedade,inamovibilidade e irredutibilidade de subsídio.

    A resposta correta életra "a".