SóProvas


ID
752818
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As chamadas organizações públicas enfrentam limites para a atuação empreendedora e pontos de resistência à ação inovadora que, na maioria das vezes, impõe-se de fora para dentro e por pessoas estranhas ao ambiente organizacional. Nesse sentido, o empreendedorismo, como meio de atuação do gestor público, depara-se com fatores que devem ser combatidos para alcançar patamares mais altos de qualidade na prestação de serviços públicos.

Os fatores que devem ser combatidos são:

Alternativas
Comentários
  • Letra a) - CORRETA
    Os fatores que limitam a atuação empreendedora no âmbito do serviço público se relacionam com a inflexibilidade do modelo burocrático, bem como com o excesso de práticas paternalistas e de hierarquia.
    Fatores como o crescimento da área pública, descontinuidade, patamares de gratificação por resultados, flexibilidade e terceirização de áreas meio são aqueles que estimulam o empreendedorismo e a ação inovadora.
  • Empreendedorismo governamental significa a capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições sócio-econômicas, políticas e culturais.
    O incentivo a se desenvolver a capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições socioeconômicas, políticas e culturais, em que a competição inter-regional, ou interurbana apresenta-se, entre outras, por meio de investimentos em infraestrutura social, que seria responsável por criar centros de inovação e alianças entre esferas de poder de elites políticas locais procurando garantir os recursos necessários para a realização de todos os investimentos necessários, é conhecido como Empreendedorismo governamental.
  • Acho q as alternativas foram mal formuladas. Letra A: A Burocracia deve ser evitada!? Se tivesse: DISFUNÇÕES OU EXCESSO (ETC) DE BUROCRACIA, ai sim... Não é a burocracia que deve ser evitada, mas sim suas disfunções, a burocracia em si é necessária para o andamento adequado da máquina púbica... Marquei a C: patamares ELEVADOS de gratificação... (esse Elevados ficou mt vago, pode ser bom ou ruim, se for muito elevado não é bom...)
    Enfim, achei a questão mal formulada....

  • Questão muito mal formulada. Essa FCC é uma banca bipolar, já fiz outras questões dela nas quais a afirmativa correta versava a respeito da harmonização de princípios burocráticos com a administração gerencial.
    Há traços da burocracia que não poderão ser extintos como, por exemplo, as ações guiadas pela legalidade, princípio decorrente do regime jurídico-administrativo.
  • Vamos por eliminação: o que deve ser combatido?

    a) hierarquia excessiva, paternalismo, burocracia e inflexibilidade, (sim todos devem ser combatidos) é a mais adequada. ; (sim,

    b) crescimento da área pública, (não pode ser combatido);

    c) hierarquia excessiva,(devem ser combatidos) patamares elevados de gratificação por resultados, (?) patrimonialismo e inflexibilidade (devem ser combatidos) esta gera dúvida e poderia ser correta, se não fosse a letra "a" mais adequada;

    d) crescimento da área pública, (não pode ser combatido);

    e) ...., crescimento da área pública , (não pode ser combatido);



     

  • Devemos abolir a meritocracia no setor público??? A banca diz que sim pois considera a Burocracia algo ruim. Como passar nas provas assim!!!

  • FCC não tem jeito, tem que percorrer por cada opção para marcar a "mais correta".

    O que deve ser combatido:

    •  a) hierarquia excessiva, paternalismo, burocracia e inflexibilidade. 
    • b) crescimento da área pública, terceirização em áreas meio, patrimonialismo e baixa adesão ao e-gov.  (não pode é terceirizar área fim)
    • c) hierarquia excessiva, patamares elevados de gratificação por resultados, patrimonialismo e inflexibilidade. (gratificação por resultado é uma grande tendência da administração pública, utilizada muito no INSS)
    • d) crescimento da área pública, descontinuidade, burocracia e flexibilidade. (tem que combater é a inflexibilidade)
    • e) hierarquia excessiva, crescimento da área pública, patrimonialismo e baixa adesão ao e-gov. 

    Quanto à burocracia, ela deve ser combatida em seus excessos, ou seja, nas disfunções da burocracia.

  • Quando resolvi a questão, eu também não concordei com o gabarito. Porém, pesquisando sobre o assunto, descobri os princípios do governo empreendedor de Osborne e Gaebler (livro do Augustinho Paludo pág. 272 e 273) nos quais essa questão provavelmente tenha sido embasada. Dois desses princípios falam sobre a burocracia, são eles:

     governo orientado por missões: transformando órgãos burocratizados – as antigas regras cedem lugar à missão e aos objetivos organizacionais – relacionados à eficiente prestação dos serviços públicos e ao fortalecimento da instituição perante a sociedade;
     governo e seus clientes: atendendo às necessidades do cliente e não da burocracia – identificar e ouvir os clientes-cidadãos e direcionar os serviços prestados para o atendimento de suas necessidades.
    Podemos perceber que eles mencionam diretamente a burocracia; não suas disfunções.
    Nesse caso, acredito que a banca não viajou na maionese como no princípio eu havia pensado.
  • De acordo com o MPOG9 no seu documento “Gestão Pública Empreendedora”, os fatores que devem ser combatidos para que a gestão empreendedora possa florescer são: a inflexibilidade do modelo burocrático tradicional, a hierarquia excessiva, o crescimento da área pública, o paternalismo, a descontinuidade e as práticas paternalistas.

    Gabarito letra A.

    Fonte: Rodrigo Rennó, professor do estratégia.

  • Excelente comentário, Mari Silva!

    Não adianta ficar contestando a banca. A resposta da questão é o que consta no MPOG9 e pronto. Estudem.

  • O comando da questão foca em fatores negativos externos, mas as alternativas trazem, em sua maioria, fatores negativos internos...

  • A letra C me deixou pensativo , elevados de gratificação ?! Alguém sabe explicar melhor ???
  • concordo plenamente com a shirley. burocracia não é algo que precisa ser combatido, e sim seu excesso, suas disfunções. mas como era a que fazia mais sentido, pois combater a remuneração por desempenho não faz sentido.