SóProvas


ID
753184
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dentre os métodos disponíveis na utilização de métricas de sistema está a análise de pontos de função (Function Point Analysis). Nesse método,

Alternativas
Comentários
  • Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação.

    Sob esse contexto, os objetivos da APF são:

    • medir a funcionalidade solicitada pelo usuário, antes do projeto de software, de forma a estimar seu tamanho e seu custo;
    • medir projetos de desenvolvimento e manutenção de software, independentemente da tecnologia utilizada na implementação, de forma a acompanhar sua evolução;
    • medir a funcionalidade recebida pelo usuário, após o projeto de software, de forma a verificar seu tamanho e custo, comparando-os com o que foi originalmente estimado;

    As organizações podem aplicar a Análise de Pontos por Função como:

    • uma ferramenta para determinar o tamanho de pacotes de software adquiridos, através da contagem de todos os Pontos por Função incluídos no pacote;
    • uma ferramenta para apoiar a análise da qualidade e da produtividade;
    • um mecanismo para estimar custos e recursos envolvidos em projetos de desenvolvimento e manutenção de software;
    • um fator de normalização para comparação de software.

    Baseado nisso, vamos as alternativas:

    a) Não é medir a quantidade de classes e objetos, e sim funcionalidades.
    b) APF é independente de linguagem de programação
    c) Idem da b
    d) alguém poderia explicar essa?
    e) Alternativa que cita justamente a definição de APF, elencação de funcionalidades do sistema independente de tecnologias.

    Letra E
  • Análise de Pontos de Função (APF) é benchmark para projetos de desenvolvimento de software cuja funcionalidade depende do pov do usuário final.
    As empresas usam APF para:
    estabelecer pakcet size de software adquirido, contando todos os PF necessários;
    análisar qualidade e produção;
    avaliar recursos necessários para manutenção (upkeep) e implementação do software.
  • Apenas complementando os comentários acima.

    Análise de pontos de Função é uma técnica de medição funcional de software que mede funcionalidades fornecidas do ponto de vista do usuário, sendo independente de tecnologia. Em uma de suas fases é possivel após a identificação do propósito da contagem definir o tipo de contagem:
    Projeto de Desenvolvimento, Projeto de Melhoria ou Contagem de Aplicação.
  • Duas informações necessárias para resolver esta qustão:
     - A APF é contada considerando a funcionalidade do ponto de vista do usuário.
    - Não é levandata sobre o ponto de vista de linguagem específica (a frase acima reforça isto)
    Portanto:
    a) a função realizada pelos objetos do sistema, seus atributos e operações são catalogados, possibilitando medir a quantidade de classes e objetos que serão necessários para este sistema.
    b) as funções utilizadas em linguagens de desenvolvimento tradicional, bem como os métodos e operações utilizados em arquiteturas orientadas a objeto são contados para a definição do tamanho funcional do sistema.
    c) é atribuída uma pontuação para cada função ou método executado por uma determinada linguagem de programação. Este número é formulado com base em cálculos matemáticos e, posteriormente, é utilizado para fazer a classificação das métricas do sistema.
    d) são analisados os pontos de execução de cada função dentro de um determinado sistema, são gerados registros de sistemas (logs) e, posteriormente, é gerada uma classificação em função dos valores obtidos dessa análise.
    e) as funcionalidades do sistema são elencadas sem a necessidade de preocupação com a tecnologia que será utilizada para o desenvolvimento do sistema.
  • Function Point Analysis quantifica as funções de um sistema por aspectos significantes para o usuário (requisitos de negócio que o sistema atende). Contagem é independente de tecnologia e, por isso, não é influenciada pela mesma e independe de plataforma ou linguagem de programação e estilo de programação


    O IFPUG permite estimar o tamanho do sistema nas fases iniciais, com funcionalidades ainda não bem definidas.

     

    Etapas:


    1- Determinar o tipo de contagem (desenvolvimento, melhoria ou aplicação existente).


    2- Determinar as Fronteiras da aplicação (escopo do sistema).


    3- Identificar e atribuir valor em pontos de função não ajustados para as transações sobre dados (entrada, consultas e saídas externas).

     

    4- Identificar e atribuir valor em pontos de função não ajustado (UFPA) para os dados estáticos (arquivos internos e externos).


    5- Determinar o valor de ajuste técnico (VAF).

     

    6- Calcular o número de pontos de função ajustados (AFP).