SóProvas


ID
753235
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

De acordo com o tipo de chave usada, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas grandes categorias:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "E"

    Existem duas técnicas básicas para criptografar informações: (também chamada de criptografia de chave secreta) de criptografia simétrica e assimétrica (também chamado criptografia de chave pública).

    Criptografia simétrica

    A criptografia simétrica é a técnica mais antiga e mais conhecida. Uma chave secreta, pode ser um número, uma palavra ou apenas uma seqüência de letras aleatórias, é aplicada ao texto de uma mensagem para alterar o conteúdo de uma determinada maneira. Pode ser simple como deslocar cada letra por um número de lugares no alfabeto. Como remetente e destinatário saibam a chave secreta, eles podem criptografar e descriptografar todas as mensagens que usam essa chave.

    Criptografia assimétrica

    O problema com as chaves secretas está trocando-os pela Internet ou uma rede grande enquanto impedindo caindo em mãos erradas. Qualquer pessoa que saiba a chave secreta pode descriptografar a mensagem. Uma resposta é a criptografia assimétrica, em que há duas chaves relacionadas - um par de chaves. Uma chave pública é disponibilizada livremente para qualquer pessoa que queira enviar uma mensagem. Uma segunda chave privada é mantida em segredo, para que somente você saiba. 

    Qualquer mensagem (texto, arquivos binários ou documentos) são criptografados usando a chave pública só pode ser descriptografada, aplicando o mesmo algoritmo, mas usando a chave particular correspondente. Qualquer mensagem é criptografada usando a chave privada só pode ser descriptografada usando a chave pública correspondente. 

    Isso significa que não possuem preocupar passando chaves públicas na Internet (as chaves devem para ser públicas). Um problema com a criptografia assimétrica, no entanto, é que é mais lento que a criptografia simétrica. Ele requer muito mais poder de processamento para criptografar e descriptografar o conteúdo da mensagem.
  • Já que a FCC gosta tanto de copiar e colar questões da wikipedia, vamos lá:
    "Outros termos para criptografia de chave simétrica são: criptografia de chave secreta, de chave única, de chave compartilhada, de uma chave e de chave privada."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_de_chave_sim%C3%A9trica
    "A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia_de_chave_p%C3%BAblica

    Logo, a altertiva B também está correta
  • Definição a partir da cartilha CERT, que não considera Chave Privada, mas sim Chave Secreta ou Única.

    http://cartilha.cert.br/criptografia/
  • Questão tirada da cartilha CERT.br. Resposta letra 'E'.

    Criptografia de chave privada, que a galera colocou no wikipedia só pra sacanear os desinformados, foi a "Pegadinha do Malandro"... kkkkkkkkk


  • Outra questão mal formulada...a letra "b" também está certa...

  • Creio que o erro da B esteja em falar chave privada como um tipo de criptografia. Na realidade, os tipos são simétrica (ou chave secreta, única) e assimétrica (ou chave pública). Dentro da assimétrica temos uma chave pública e uma chave privada. Daí a pegadinha.

  • Classificação dos Algoritmos

    Números de chaves: Simétrico e Assimétrico

    Métodos de operação: Substituição e Transposição

    Modo de processamento: Cifradores de bloco e cifradores de fluxo