SóProvas


ID
753313
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação ao livro diário, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas características abaixo, assinalando, a seguir, a opção correta.
( ) Obrigatoriedade
( ) Obediência rigorosa quanto à ordem cronológica.
( ) Encadernação sem costura, com as páginas numeradas mecanicamente.
( ) Ausência de registro nas entrelinhas e nas margens.
( ) Ausência de rasuras.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações DIÁRIAS de uma empresa.

    Exemplo de livro diário

    Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada SEMPRE antes da conta crédito.

    Suas principais características são: Obrigatório, Cronológico e Fundamental ao processo contábil.

    Em resumo, o Diário registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Sendo assim, é necessário que ele atenda determinadas exigências e preencha certas formalidades. Estas formalidades têm a ver com sua apresentação exterior (formalidades extrínsecas) ou com a escrituração (formalidades intrínsecas).

    O livro Diário deve:

    - Ser encadernado;

    - Ter suas folhas numeradas tipograficamente;

    - Se for empresa, deverá ser autenticado pelas Juntas Comerciais ou repartições encarregadas do Registro do Comércio;

    - Se for Sociedade Simples ou entidade sem fins lucrativos, deverá ser autenticado no cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas;

    - Conter termo de abertura e de encerramento (na primeira e última página, respectivamente) devidamente preenchidos e autenticados.

    Termo de abertura: finalidade a que se destina o livro, o número de ordem, o número de folhas, a firma individual ou o nome da sociedade a que pertença, o local da sede ou estabelecimento, o número e data do arquivamento dos atos constitutivos no Órgão de Registro estipulado e o número de registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

    Termo de encerramento: indica o fim a que se destinou o livro, o número de ordem, o número de folhas e a respectiva firma individual ou sociedade mercantil.

    OBS.: Estes termos serão datados e assinados pelo comerciante ou por seu procurador e por um contabilista legalmente habilitado. Na localidade em que não haja profissional habilitado, os termos de abertura e encerramento serão assinados, apenas, pelo comerciante ou seu procurador.

    Se estas formalidades não forem respeitadas, o Diário acaba sendo completamente invalidado, passando a fazer prova apenas contra o contribuinte.

    - Utilização do idioma nacional e da moeda corrente do país;

    - Uso da linguagem mercantil;

    - Individualização e clareza dos lançamentos nele feitos;

    - O registro dos fatos em rigorosa ordem cronológica de dia, mês e ano;

    - A inexistência, na escrituração, de intervalos em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas, ou transportes para as margens.

    Se estas formalidades não forem respeitadas, será invalidado apenas os registros onde ocorrerem.

    FONTE: SO CONTABILIDADE