SóProvas


ID
754411
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os ensaios não destrutivos têm por finalidade analisar a qualidade ou o estado de materiais ou de peças, determinando se estas podem ser aceitas. Em relação aos ensaios não destrutivos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • CORREÇÃO DOS ITENS FALSOS

     

    b) Os raios-X ao atravessarem um material ou uma peça contendo descontinuidades, como fissuras, bolhas e porosidades, NÃO são absorvidos em maior intensidade por estas regiões defeituosas. Ao ser revelada a radiografia, estes defeitos aparecem destacados como as partes mais ESCURAS da imagem.

     

     c) O procedimento de inspeção por líquido penetrante revela SOMENTE as descontinuidades do material que se estendem até a sua SUPERFÍCIE.

     

     d) Para a correta inspeção por líquido penetrante devem ser rigorosamente obedecidas as seguintes etapas: la) limpeza superficial completa do material ou peça; 2a) aplicação do líquido penetrante sobre a superfície a ser inspecionada;  3a) remoção do líquido penetrante e 4a) aplicação da substância "reveladora", ocasião em que o líquido PENETRANTE não removido delineará os defeitos existentes.

     

     e) O teste hidrostático e o teste de pressão, realizados para verificar a estanqueidade e a resistência de equipamentos, como vasos de pressão e tubulações, SÃO considerados ensaios não destrutivos.

  • Concordo que a letra A esteja correta. Mas já li em alguns lugares, que os ensaios de dureza nem sempre podem ser considerados NÃO DESTRUTIVOS. Dependendo do método utilizado, pode ocorrer uma grande penetração e consequentimente, a perda da peça em análise.

  • Questão questionável. Se fosse microdureza, eu concordaria plenamente. Mas não consigo aceitar que um ensaio Brinell seja completamente não-destrutivo. Dependendo da aplicação, a peça tem que ser descartada.

  • Os ensaios de dureza, dependendo do caso, podem ser destrutíveis, segundo algumas referências.