SóProvas


ID
755641
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Conforme as normas penais vigentes, assinale a alternativa que apresente uma situação considerada crime de lesão corporal.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar isso ?

  • Acredito que a alternativa B caracteriza tentativa de homicídio e não lesão corporal, visto que o agente pretendia atingir o tórax da vítima, o que poderia causar sua morte. Sendo assim, o ato seria classificado de acordo com o dolo do agente. Foi assim que interpretei. As demais não caracterizam lesão corporal, apenas a alternativa C.

  • Não se pune a autolesão no direito penal. No entanto, deve-se atentar para os casos de autoria mediata em que mesmo havendo a prática de uma conduta atípica, verificará o induzimento da lesão corporal. Nesse ultimo caso, haverá responsabilização do autor mediato.

    O crime de lesão corporal pode ser doloso, culposo ou preterdoloso, podendo ser por ação ou omissão.

    A única hipótese que abarca o crime de lesão corporal é a letra C.

    GABARITO PROFESSOR: LETRA C
  • A questão é passível de anulação.

    O tiro pode ser dado em uma situação de legítima defesa, assim como a mordida do cão feroz pode configurar animus necandi.

  • Detesto quando questão de medicina legal manda o candidato tipificar o crime da situação. Eles falam uma simples conduta e a gente tem que adivinhar toda a situação envolvida.

    [Após o desabafo, a quem interessar, minhas considerações abaixo:]

    Quando uma pessoa incita seu animal a ferir alguém, o animal atua como instrumento de um crime. Na questão, devíamos deduzir que a atuação do animal, em regra, causaria uma lesão.

    Por outro lado, quando se atira em alguém no tórax, podemos induzir que o intento do atirador é a morte do indivíduo, e não simplesmente causar uma lesão.

    Enfim, apesar da questão ignorar a importância da intenção do agente para o Direito Penal, por deduções genéricas, a correta é a "c".