SóProvas


ID
755665
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um médico de pronto socorro atende uma mulher com metrorragia, decorrente de retenção de restos ovulares, que relata ter realizado um auto-aborto.

Assinale a alternativa qu indica a melhor conduta do profissional para esse caso.

Alternativas
Comentários
  • Qual base legal ??

  • tem que comunicar as autoridades ou eu estou louca?

  • Pareceres de conselhos de ética médica relatam o seguinte: “ao ter ciência de tentativa de aborto da paciente, o médico não poderá revelar o fato às autoridades policiais e/ou judiciais, posto que a comunicação ensejará procedimentos criminal contra a mesma. Vale ressaltar, que se o abortamento foi praticado contrariamente à vontade da paciente, o médico deve buscar o seu consentimento, ou de seu responsável legal, para comunicar o crime”. Portanto, ao atender uma mulher que sofreu aborto, o médico não deverá comunicar o fato à polícia e, se o aborto foi praticado contra a gestante, o médico só poderá comunicar o crime se a vítima ou responsável legal autorizar. Assim, o médico deverá atender a paciente e registrar o ocorrido no prontuário sem realizar a comunicação do fato para as autoridades.

    ALTERNATIVA D

    .

    Da mesma forma, um exercício de outra banca semelhante apontou o mesmo caminho:

    .

    (FUNCAB - 2013 – PC-ES) Um médico do Pronto-Socorro atende uma mulher com quadro compatível com aborto infectado. Assinale a melhor e mais completa conduta médico-legal que o médico socorrista deverá adotar.

    A) Atender a paciente e comunicar o fato ao detetive de plantão para evitar a cumplicidade.

    B) Somente atender a paciente após a realização do exame de corpo de delito.

    C) Realizar o atendimento, registrar as informações no prontuário e enviá-las, quando solicitado, à autoridade policial.

    D) Atender a paciente, anotar as alegações da paciente no prontuário e enviar o prontuário, quando solicitado, somente à autoridade judicial.

    E) Atender a paciente e registrar as informações prestadas no prontuário.

  • nao deve comunicar as autoridades se nao houver estupro, (pois estupro atualmente é notificação obrigatoria )e apenas registrar no prontuario... agora na questao acima a mulher tem metrorragia e ovulação o que pode ser tambem apenas um ciclo menstrual normal sem fecundação.....

  • O aborto deixou de ser crime?

    Qualquer profissional que se deparar com uma prática criminosa não deveria comunicar as autoridades competentes?

    Até quando essa visão ideológica de esquerda vai viger mais do que a própria lei