SóProvas


ID
756097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

A urbanização do Brasil liga-se, em larga medida, ao forte movimento migratório que, especialmente a partir dos anos 50 do século passado, transferiu para as cidades milhões de pessoas que se viram impelidas a abandonar o campo.

Alternativas
Comentários
  • A questão está correta. Durante quatro séculos e meio de sua história, o Brasil foi um país predominantemente rural. Com o início da industrialização a partir da década de 1940 e com a crescente mecanização do campo, observou-se a intensificação da migração campo-cidade. As pessoas buscavam mais qualidade de vida e melhores oportunidades de emprego nos centros urbanos. Na década de 1960, a população brasileira tornou-se majoritariamente urbana e o número de pessoas vivendo nas cidades não parou de crescer desde então. Atualmente, 85% da população brasileira vive nos centros urbanos.

  • a urbanização no brasil se deu após a década de 60

  • A questão CORRETAMENTE refere que especialmente a partir dos anos 50 do século passado, transferiu para as cidades milhões de pessoas que se viram impelidas a abandonar o campo.

  • Gabarito (C)

    Cuidado! Não confundir a urbanização do Brasil com país urbano! O Brasil só é considerado um país preponderantemente urbano a partir de 1970, quando o Censo infere o dado de que 52,1% da população do país habita cidades (em 1960 a população urbana era de 31,3%).

    Também não confundir as preposições “no” e “do”

    A urbanização no Brasil (em + o, ou seja, dentro dele ) começa no século XVI com os primeiros centros urbanos, lembrem-se que a urbanização independe de qualidades exclusivas da era moderna, afinal já existia urbe até na Grécia não é?! E processos de urbanização modernos são muito anteriores à década de 50. Citando dois exemplos rápidos, o processo de saneamento e urbanização da cidade do Rio de Janeiro a partir de 1901 e A primeira hidrelétrica do Brasil em 1889, a hidrelétrica de Marmelos em MG, para subsidiar o crescente núcleo urbano mineiro.

    A urbanização do Brasil (de + o, ou seja, dele), a qual a questão se refere, a urbanização de um modo geral no país.

    Segundo Milton Santos, a consolidação da industrialização no Brasil se dá a partir da década de 40, após um período de transição que vai do ínterim entre o início do século XX e a década de 40 - neste momento já temos 1.883 hidrelétricas no Brasil, o que é um bom indicador de urbanização, não?! - . Momento este em que se estabelece uma rede de cidades, com hierarquias nacionais e com os primórdios da precedência do urbanismo de interior (não mais o de fachada), assim despontando a cidade de São Paulo como hegemônica (principalmente devido a herança da infraestrutura oriunda da economia cafeeira). O processo de industrialização da era Vargas da década de trinta, caminha junto com esta consolidação da urbanização DO Brasil.

    Finalizando, entre o período de 30 a 40 do século XX a taxa de crescimento urbano era de 30%, de 50 a 60 – anos -, de 54%, no mundo e o crescimento rural ficou estacionário em 16%, o que indica que tem mais gente indo para as cidades que para o campo, um êxodo. Com o aparelhamento do campo nas décadas anteriores e a crescente  concentração fundiária, a população rural é impulsionada com veemência para as cidades na década de 50, atrás de melhores condições de vida.

    TRADUZINDO A ASSERTIVA DO CESPE: A Urbanização que já tá rolando no Brasil, tem relação direta, com o motivo dos caras irem pras cidades na década de 50, por que tão expulsando todo mundo!!

    A questão está CORRETA!




  • Impelir: fazer avançar à força; empurrar, impulsionar.

     

    Gab: CERTO

  • exodo rural

     

  • Gabarito CERTO.

    O nome disso é EXODO RURAL. Pessoas se viram obrigadas a buscar melhoria na cidade devido a pessimas condiçoes de vida no campo, o capital gerando a desigualdade no campo - chegada do agronegocio - e o inicio da industrializaçao, que atraiu milhares de pessoas com a falsa promessa de melhorar a situaçao financeira.

     Fica caracterizado uma intensa onda migratória do campo para cidade, muito disso tbm ocorreu pela imposiçao de dificuldade nas relaçoes camponesas, as agriculturas familiares pelo Governo Jucelino /Vargas.

     

    Erros? Avise -me.

    Fonte: Leandro Signori / JeanGrafia, canal de Geografia.

     

    PRF 2019!