-
retração é o processo de redução de volume que ocorre na massa de concreto, ocasionada principalmente pela saída de água por exsudação (retração plástica e por secagem ou hidráulica). Entretanto, existem outros fenômenos no concreto que também provocam outros tipos de retração: retração química, retração autógena e térmica.
-
Retração plástica
Ocorre pela perda de água do concreto por exsudação, em seu estado fresco. Este processo é acelerado pela exposição de sua superfície às intempéries como vento, baixa umidade relativa do ar e aumento da temperatura ambiente.
Retração por secagem ou hidráulica
Ocorre da mesma maneira que a retração plástica, porém com o concreto já no estado endurecido.
Retração química
Ocorre devido à redução de volume desde o momento que se inicia a hidratação, pois os produtos gerados neste processo têm volumes menores que àqueles materiais que deram origem à reação (cimento e água).
Retração autógena
A água utilizada na reação de hidratação sai dos poros capilares do concreto e, assim, reduz seu volume.
Retração térmica
É a retração provocada pelo calor liberado na reação de hidratação. Esta reação é exotérmica e o calor liberado expande o concreto em um primeiro momento. Ao se resfriar ocorre uma redução de volume denominada retração térmica.
-
A estrutura interna de uma estrutura de concreto é porosa???
Não entendi...
-
Desgualdo, todo material possui vazios na sua estrutura, o concreto não seria diferente. Por isso é preciso adensá-lo e vibrá-lo após o lançamento nas formas, para diminuir a quantidade de vazios e consequentemente elevar sua resistência e durabilidade.
-
Retração: fenômeno de variação espontânea de volume das peças de concreto, em razão da estrutura interna porosa e da ação de forças capilares. É um processo acentuado nas primeiras idades, tendendo a se estabilizar após meses ou mesmo anos, em função de fatores diversos-ambientais, de execução e dimensionais.
fonte: Fundamentos do projeto de estruturas de concreto armado
autor: João Carlos Teatini de Souza Clímaco
-
É preciso lembrar que estruras de concreto armado que estão em contato permanente com a água, fundações de pontes por exemplo, aumentao de volume depois do tempo de cura.
Em peças submersas ocorre a expansão da peça, fenômeno contrário ao da retração, decorrente do fluxo de água de fora para dentro da peça, em direção aos poros formados pela retração química
fonte: https://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto1/Fundamentos%20CA.pdf