-
Alguém sabe me dizer porque a alternativa D está errada?
Na minha opinião, tanto a questão C quanto a D estão corretas.
Na verdade a alternativa C até me deixou em dúvida por causa do trecho: "permitindo ao desenvolvedor tirar vantagem daquilo que foi aprendido durante a fase inicial de desenvolvimento de uma versão do sistema"
-
a) é o conceito do modelo em cascata que não é iterativo nem incremental
b) o conceito de modelo iterativo não tem nada a ver com as fases.
c) é o conceito de iteração. É o feedback, a retroalimentação que faz com que haja um maior aprendizado e que, com esse aprendizado, haja um amadurecimento.
d) é a definição do modelo evolucionário.
-
Desenvolvimento Incremental é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas. Não implica, requer ou pressupõe desenvolvimento iterativo ou em cascata – ambos são estrategias de retrabalho. A alternativa ao desenvolvimento incremental é desenvolver todo o sistema com uma integração única.
Desenvolvimento iterativo é uma estrategia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido. Isto não pressupõe desenvolvimento incremental, mas funciona muito bem com ele. Uma diferença típica é que a saída de um incremento não é necessariamente assunto de um refinamento futuro, e seu teste ou retorno do usuário não é utilizado como entrada para planos de revisão ou especificações para incrementos sucessivos. Ao contrario, a saída de uma iteração é examinada para modificação, e especialmente para revisão dos objetivos das iterações sucessivas.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_iterativo_e_incremental
-
Interpretrei exatamente como o Gabriel Abreu.
A primeira frase da alternativa C ficou meio estranha. Deveria ter sido "... durante (ou após) a iteração anterior...".
A opção D também vale para o modelo iterativo, i.e. permite o desenvolvimento de versões de um sistema cada vez mais completas, em termos de atendimento a requisitos e aceitação do cliente. Não imagino interpretação que invalide essa alternativa.
-
Concordo que por conceito a letra D tem validade, visto que a cada iteração é entregue uma versão mais completa do software ao cliente.
-
Letra C NÃO! Durante a fase INICIAL? É durante todo o desenvolvimento
-
Por eliminação eu marquei a letra C. Seguindo o raciocínio da Rosana Andrade, a primeira que descartei foi a letra A, depois a D (porque era modelo evolucionário. A letra B não tem nada a ver com o que a questão pede. Sobrou a letra C. :)
-
O Espiral é Iterativo, mas não é incremental... nesse caso... a letra "d" esta errada.
-
Segundo Presman, sétima edição, pág. 62:
"Modelos evolucionários são modelos iterativos. Apresentam características que possibilitam desenvolver versões cada vez mais completas do software."
d) Permite que sejam desenvolvidas versões cada vez mais completas do software.
Ou seja, a definição da opção "d" também se aplica a Iteração.
Pra mim tanto a letra c, quanto a d estão corretas.
-
Na verdade, a letra D estaria um pouco mais correta do que a C, pois "d) Permite que sejam desenvolvidas versões cada vez mais completas do software." se encaixa também no modelo incremental, pois à medida que vamos entregando os incrementos o software vai se tornando cada vez mais completo!
Por outro lado, este: "O aprendizado ocorre simultaneamente tanto para o desenvolvedor, quanto para o usuário do sistema." implica que o usuário se encontra presente e aprendendo durante todo o ciclo de vida do software, o que não é verdade, pois ele influencia majoritariamente na fase de planejamento!
-
A letra B se refere ao modelo em cascata descrito por Royce
-
Mario, a letra D, se encaixa mais com abordagem evolucionária do que com iterativa,
-
Iterativo é gênero. Evolucionário e incremental são tipos desse gênero.
Sendo assim, o modelo iterativo tem o objetivo de aplicar a repetição das fases de um processo de software de forma cíclica. Isto é feito com o objetivo de melhor especificar os requisitos à medida que o produto vai sendo desenvolvido.
O modelo evolucionário, de forma abstrata, é que nem um desenho, que vc primeiro faz os contornos e depois vai botando as cores e evoluindo o desenho.
O modelo incremental é que nem um quebra-cabeças. Vc tem pedaços prontos já com os contornos e cores e vai juntando todos estes pedaços completos a cada iteração.
Mesmo tendo a letra C como gabarito, eu discordo do trecho: "foi aprendido na fase inicial".