SóProvas


ID
757963
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Segundo Elmasri & Navathe, a arquitetura de três esquemas pode ser usada para explicar melhor o conceito de independência de dados. Com relação a esse conceito e a arquitetura de três esquemas, analise os itens a seguir, marcando (V) para o item verdadeiro e (F) para o item falso.

( ) Independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema interno sem mudar o esquema externo.

( ) Independência física de dados é a capacidade de mudar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.

( ) Independência de dados é a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto.

( ) Com a independência de dados, mudanças em um nível não requer mudança no nível superior, pois somente o mapeamento entre os dois níveis é modifcado. Esse mapeamento não traz nenhuma sobrecarga (overhead) durante a compilação ou execução de uma consulta.

Assinale a opção com a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão porém foi por eliminação, pois discorto que a terceira afirmativa esteja correta. Nela está afirmando que a independência de dados é a capacidade de alterar um esquema sem ter que alterar o esquema no PRÓXIMO nível mais alto. Porém por exemplo a independência física é a capacidade de se alterar o nível interno sem alterar o conceitual ou o nível EXTERNO que NÃO É O PRÓXIMO NÍVEL MAIS ALTO.

    Me corrijam se eu estiver errado, porém é de suma importância o entendimento correto das questão visto que essas bancas estão muito mal preparadas para elaboração de provas de TI
  • "A independência de dados pode ser definida como a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto." Sistemas de banco de dados. Elmasri & Navathe. 4ª ed. pag. 23.
  • Alguém sabe o que está errado na última afirmação?
    Com a independência de dados, mudanças em um nível não requer mudança no nível superior, pois somente o mapeamento entre os dois níveis é modifcado. Esse mapeamento não traz nenhuma sobrecarga (overhead) durante a compilação ou execução de uma consulta.
  • Acho que o mapeamento pode trazer overhead sim, exemplo no logico teriamos uma query / consulta que pode ter o seu desempenho modificado quando alterado indices sobre a tabela alvo, ou quando a ordem dos operandos dos JOINs é trocada.

  • (F ) Independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema interno sem mudar o esquema externo.

    Eh a capacidade de alterar o esquema conceitual, sem alterar o esquema externo, ou os programas de aplicacao; por exemplo, para expandir/reduzir o BD ou alterar restrições.

    (V ) Independência física de dados é a capacidade de mudar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.

    Logo, o esquema externo tambem não precisa ser alterado. A independencia logica eh mais dificil de ser alcançada q a fisica.
    (V ) Independência de dados é a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto.
    Segundo[1], independencia de dados pode ser definida como a capacidade de alterar o esquema em um nivel do SBD sem ter de alterar o esquema no nivel mais alto. [1] Só não menciona q é no próximo nível. Acho q, se nao formos tão preciosistas, da pra deixar passar essa.

    (F ) Com a independência de dados, mudanças em um nível não requer mudança no nível superior, pois somente o mapeamento entre os dois níveis é modifcado. Esse mapeamento não traz nenhuma sobrecarga (overhead) durante a compilação ou execução de uma consulta.

    Quando um usuario faz uma consulta ao banco, por exemplo, o SGBD precisa transformar essa soliciacao de um esquema externo em uma solicitacao em um esquema conceitual e depois em uma solicitacao no esquema interno para o processamento no BD armazenado.  Esses dois niveis de mapeamento criam uma sobrecarga durante a compilacao e execucao de uma consulta ou programa. Por causa disso, poucos SGBDs implementam a arquitetura completa de tres esquemas.

    Fonte:

    [1] Elmasri & Navathe, 6 Ed, 2010, pg 31.


  • O objetivo de três esquemas, ilustrada na figura baixo, é separar as aplicações do usuário do banco de dados físico. Nessa arquitetura, os esquemas podem ser definidos nos três níveis a seguir:


       (1) Nível interno, que descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados.

       (2) Nível conceitual, que é uma descrição de alto nível do banco de dados inteiro.
       (3) Nível externo ou de visão, descrevem as visões de diferentes usuários.
    Os processos de transformação de requisições e os resultados entre os níveis são chamados mapeamentos. Esses mapeamentos podem ser demorados, de modo que alguns SGBDs não suportam visões externas. Porem, mesmo em tais sistemas, uma certa quantidade de mapeamento é necessária para transformar solicitações entre os níveis conceituais e interno.
    A Arquitetura de três esquemas pode ser usada para explicar melhor o conceito de independência de dados, que pode ser definida como a capacidade de alterar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem ter de alterar esquema no nível mais alto. Podemos definir dois tipos de independência de dados:

       (1) Independência lógica de dados que é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter de alterar os esquemas externos ou programas de aplicação.
       (2) Independência física de dados que é a capacidade de alterar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual. Logo, os esquemas externos também não precisam ser alterados.
     (Fonte: Sistemas de Banco de dados, 6ed, Navathe, pag 23)
    Gabarito: letra A.
  • Referente a duvida do amigo @mportelalima

    () Independência de dados é a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo  nível mais alto.

    Veja que a independencia de dados, permite alterar o esquema interno sem alterar o esquema logico (que é o nivel imediatamente superior). Agora repere que se ao alterar o esquema interno eu nao alterar o esquema concentual então eu concluo que o esquema externo tb nao sera alterado, certo?! O que estou querendo dizer (e tentando sanar sua dúvida) é que embora a questão afirma "apenas o nivel proximo" isso se extende para outros niveis superiores entende?!

    Bons estudos!!!
  • GABARITO A.

    () Independência de dados é a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto.