SóProvas


ID
758884
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CMB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os protocolos de comunicação são ferramentas essenciais para o uso da internet.
Dentre esses protocolos, inclui-se o

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Protocolo tem letra P. Pronto, achamos o UDP, User Datagram Protocol. Ele é usado em redes locais por ser mais rápido e menos seguro. Através do NAT (Network Address Translator) e WINS (para redes Windows), conseguimos traduzi-lo para o TCP/IP, o padrão da Internet.
    LAN é Local Area Network (rede local, alcance de 100m em média), HUB é um concentrador para as conexões de uma única rede, SQL é linguagem de consulta para banco de dados, e WAN é World Area Network (rede mundial, alcance de 1000 km ou mais)
  • Protocolo UDP

    O UDP (User Datagram Protocol) é tido como um protocolo "irmão" do TCP, mas é mais simples e também menos confiável. Isso acontece porque o funcionamento do TCP é, como já dito, baseado em conexões, o que não ocorre com o UDP. Como conseqüência, não há procedimentos de verificação no envio e recebimento de dados (todavia, pode haver checagem de integridade) e se algum pacote não for recebido, o computador de destino não faz uma nova solicitação, como acontece com o TCP. Tudo isso faz do UDP um pouco mais rápido, porém inutilizável em certas aplicações.

    Por essas características, pode parecer que o UDP é inútil, mas não é. Há aplicações em que é preferível entregar os dados o mais rapidamente possível, mesmo que algumas informações se percam no caminho. É o caso, por exemplo, das transmissões de vídeo pela internet (streaming), onde a perda de um pacote de dados não interromperá a transmissão. Por outro lado, se os pacotes não chegarem ou demorarem a chegar, haverá congelamentos na imagem, causando irritação no usuário

  • User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.

    Funcionamento

    UDP dá às aplicações acesso direto ao serviço de entrega de datagramas, como o serviço de entrega que o IP dá. O UDP é pouco confiável, sendo um protocolo não orientado para conexão. Não existem técnicas no protocolo para confirmar que os dados chegaram ao destino corretamente. O UDP usa número de porta de origem e de destino de 16 bits.

    O UDP é um acrónimo do termo inglês User Datagram Protocol que significa protocolo de datagramas de utilizador (ou usuário). O UDP faz a entrega de mensagens independentes, designadas por datagramas, entre aplicações ou processos, em sistemas host. A entrega pode ser feita fora de ordem e datagramas podem ser perdidos. A integridade dos dados pode ser conferida por um "checksum" (um campo no cabeçalho de checagem por soma) baseado em complemento de um, de 16 bits.


    Os pontos de acesso do UDP são geralmente designados por "Portas de protocolo" ou "portas" ou até "portos", em que cada unidade de transmissão de dados UDP identifica oendereço IP e o número de porta do destino e da fonte da mensagem, os números podendo ser diferentes em ambos os casos.

    A diferença básica entre o UDP e o TCP é o fato de que o TCP é um protocolo orientado à conexão e, portanto, inclui vários mecanismos para iniciar, manter e encerrar a comunicação, negociar tamanhos de pacotes, detectar e corrigir erros, evitar congestionamento do fluxo e permitir a retransmissão de pacotes corrompidos, independente da qualidade do meio físicos.

    No UDP, por sua vez, é feito para transmitir dados pouco sensíveis, como fluxos de áudio e vídeo, ou para comunicação sem conexão como é o caso da negociação DHCP ou tradução de endereços por DNS. No UDP não existem verificações, nem confirmações. Os dados são transmitidos apenas uma vez, incluindo apenas um frágil, e opcional, sistema de CRC de 16 bits. Os pacotes que chegam corrompidos são simplesmente descartados, sem que o emissor sequer saiba do problema. Por outro lado, a ausência de estruturas de controle complexas garante ao UDP alta eficiência, já que cada pacote é composto praticamente somente por dados.

  • Questão pegadinha e meia idiota, basta ver das opção que são protocolos. Apenas uma alternativa UDP
  • Letra "b". 
    Protocolo UDP

    O UDP vem da língua inglesa User Datagram Protocol ou, traduzindo, Protocolo de Transmissão de Dados, porém com muitas diferenças em relação ao TCP.

    Este tipo de protocolo de comunicação não é orientado a conexão, ou seja, não há qualquer tipo de garantia que o pacote ou dados irá chegar ou não.

    A grande vantagem deste protocolo é sua utilização em tempo real, uso de difusão de dados, como voz e dados.

    Ele trabalha, em relação ao TCP, de forma muito mais rápida.

    -----

    Protocolo TCP

    O TCP é a sigla da língua inglesa para a palavra Transmission Control Protocol ou traduzindo para nossa língua: Protocolo de Controle de Transferência.

    Trata-se do principal protocolo responsável pela transmissão de dados.

    Este protocolo possui diversos controles internos – algoritmo –, tornando-o orientado a conexão, de modo a garantir que não haja perda de dados quando enviados em uma rede.

    É o protocolo de maior uso em rede de quando se quer transmitir dados.

    Bons estudos!

  • User Datagram Protocol. Ele é usado em redes locais por ser mais rápido e menos seguro.

     

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática