-
A cicatrização pode se fazer por primeira, segunda e terceira intenção. Na cicatrização por primeira intenção, ocorre a volta ao tecido normal, sem presença de infecção e as extremidades da ferida estão bem próximas, na grande maioria das vezes, através da sutura cirúrgica. Na cicatrização por segunda intenção, não acontece a aproximação das superfícies, devido ou à grande perda de tecidos, ou devido a presença de infecção; neste caso, há necessidade de grande quantidade de tecido de granulação. Diz-se cicatrização por terceira intenção, quando se procede ao fechamento secundário de uma ferida, com utilização de sutura.
-
A Resposta correta é:
e) As bordas da ferida são aproximadas e suturadas.
-
Como pode ser a alternativa E ??? olhem, CICATRIZAÇÃO POR SEGUNDA INTENÇÃO: tipo de cicatrização relacionada a ferimentos infectados e a lesões com perda acentuada de tecido, onde não é possível realizar a junção dos bordos, ocasionando reparo tecidual sem sequencia, Há necessidade da formação de tecido de granulação no leito da lesão. EX: úlceras venosas, abcessos, fístulas etc. (GEOVANINI, Telma. MANUAL DE CURATIVOS, Corpos, são paulo, 2007.)
-
A resposta é letra a E, pois esta solicitando a opçao que nao corresponde a cicatrização por segunda intenção (EXCETO), a resposta é a unica que não condiz com esta situação.
-
Cicatrização por Segunda Intenção
Acontece em feridas nas quais as bordas não foram aproximadas com perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível.
-
Na terceira intenção as bordas da ferida são aproximadas e suturadas. Um exemplo seria no caso de deiscência