SóProvas


ID
759391
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma lesão que exibe bordas e vertentes regulares que se coaptam perfeitamente; que apresenta margens sem escoriações ou equimoses e fundos sem trabéculas, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Como não houve equimose, logo não é uma lesão contundente, também não pode ser perfunctória pois ela causaria margens irregulares.

    Portanto, a lesão só pode ser incisa.

  • AÇÃO CORTANTE: FERIDA INCISA

    São mais homicidas e acidentais do que suicidas.

    1 gume mais ou menos afiado, mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e, em regra, em sentido linear. Ex: faca, navalha, lâmina de barbear e bisturi. Lesão em arco de violino.

    CARACTERÍSTICAS

    a)      Forma linear, bordas regulares, ausência de traumas em torno;

    b)     Hemorragia quase sempre abundante pelos vasos seccionados;

    c)      Comprimento maior que a profundidade;

    d)     Afastamento das bordas/sem trave de tecido: fenômeno EXCLUSIVO EM VIVOS e a maior retratação é a da pele, depois tela subcutânea, vasos sanguíneos, músculos e tecido fibroso;

    e)      Calda de escoriação/de saída/SINAL DE ROMANESE: voltada para o lado onde terminou a ação. O início é mais bruto e fundo. É característica quando o instrumento cortante atua perpendicularmente. Quando o instrumento atua de forma oblíqua, ele deixa uma espécie de "retalho" no corpo, e nesse caso não há cauda de escoriação, uma das margens da ferida será em “BISEL”.

    OBS: instrumentos CORTANTES produzem lesões no pescoço chamadas ESGORJAMENTO, DEGOLAMENTO E *DECAPITAÇÃO*.

    OBS: NÃO há vestígios de ação traumática, em virtude da ação rápida e deslizante do instrumento. Assim, não se observam escoriações (# calda de escoriação), equimoses ou infiltração hemorrágica nas bordas ou em volta da ferida, nem pontes de tecido ligando uma vertente da ferida à outra. O prognóstico desses ferimentos é, em regra, de pouca gravidade, a não ser que sejam eles profundos e venham a atingir vasos/nervos/órgãos; como no esgorjamento (ferida longitudinal na porção anterior/lateral do pescoço), levando à vítima à morte. Na parte posterior do pescoço: degolamento.

    OBS: a CASTRAÇÃO também é lesão produzida por ação cortante e a DECAPITAÇÃO pode ser oriunda de outras formas além da cortante.

    SINAL DE ROMANESE: cauda de escoriação, feita conforme o instrumento vai perdendo o contato deixando de criar ferida, é a “saída” do golpe; SINAL DE LACASSAGNE: lesão em sanfona ou acordeão, permite que o instrumento alcance profundidades maiores que a sua própria extensão; SINAL DE GILVAZ: cicatriz no rosto da vítima; SINAL DE CHAVIGNY: para descobrir a ordem das lesões incisas sobrepostas, fecha-se a primeira e a segunda fica descontínua.

  • ação cortante===lesão corta-incisiva

    -sangramento abundante

    -regularidade das bordas

    -cauda de escoriação

    -comprimento maior do que a profundidade

  • Alguém sabe a diferença de uma lesão incisa para uma incisão?