SóProvas


ID
76186
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilização de uma receita pela entidade implica, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C estaria correta se o enunciado estivesse se referindo a contabilização de um lucro ja apurado, ou seja, encerrada a apuração chega-se ao resultado de Lucro ou prejuizo, que será lançado na conta reservas de lucros, *isso depois da ascensão da lei 11638/07 que extinguiu a conta Lucros acumulados....resumindo, ao contabilizar o lucro aumenta-se o Patrimonio líquido, e ao contabilizar receitas aumenta-se o Ativo..gabarito errado!
  • Fábio, desculpe-me pela ignorância se eu estiver errado, pois não sou um expert em contabilidade, mas creio que não seja correto dizer que a contabilização de uma receita implica, NECESSARIAMENTE, em aumento do ativo (alternativa A), pois a própria prescrição de uma dívida, que não altera o ativo, representa uma receita.Além disso, a restrição quanto ao uso da conta "lucros ou prejuízos acumulados" só é válida para as S.A. Na legislação que rege o funcionamento dessas sociedades, após a constituição das reservas de lucro e do cálculo dos dividendos, o lucro remanescente deve ser distribuído como dividendo complementar, e não ir para o ativo circulante.Segundo Ricardo Ferreira:"As contas de receita registram variações positivas no patrimônio líquido. A receita aumenta a situação líquida."
  • Questão muito interessante...Pela equação fundamental da Contabilidade se há aumento do PL deve haver em contrapartida aumento do Ativo ou diminuição do Passivo.Acredito que a questão tenha sofrido inúmeros recursos, seria interessante verificar se está é a resposta do gabarito definitivo do certame.Bons Estudos!!!
  • Fala Yuri, tbm estou longe de ser expert..rs + aqui vão as conclusões de um aspirante a contador..O enunciado está se referindo a “contabilização de uma única e singela receita”, certo?Pois bem, digamos que esporadicamente o valor dessa receita seja de $1.000,00 para contabilizá-la eu credito DRE e debito Ativo;Se o ativo total tinha saldo de $200.000,00 o mesmo irá aumentar para $201.000,00;Eu tbm retirei esse trecho do livro do Ricardo J. Ferreira sobre Situação Liquida cap 3, p/ tentar te explicar;“Segundo a Teoria Patrimonialista, quando o ativo é maior que o passivo (exigível), a situação líquida é denominada patrimônio líquido, ou seja, o patrimônio líquido é a situação líquida positiva.”Equação: Ativo = Passivo + PL, ou seja, p/ alguma entidade ter o PL aumentado por ocasião de uma receita, o ativo deve aumentar primeiramente e consequentemente após encerrada a DRE ser transportado p/ o PL na condição de lucro, sendo distribuido aos sócios, ou reaplicado na empresa... ah e tem outra, se o PL for negativo o mesmo passa a ser Passivo a Descoberto.Espero ter esclarecido..
  • Oi, Fábio! Continuo discordando que a contabilização de uma receita implica necessariamente em aumento do Ativo. Ainda usando meu exemplo: o "desaparecimento de uma dívida". Imagine você que sua empresa fez um empréstimo de 1000 reais (usando seu exemplo da receita de 1000 reais): D- Caixa 1000 C- Empréstimo a pagar 1000Então, o banco que te fez o empréstimo resolveu perdoar sua dívida. Nesse caso temos: D- Empréstimo a pagar 1000 C- Receita Financeira 1000Houve a contabilização de uma receita sem haver aumento do ativo. A receita SEMPRE acarreta aumento do patrimônio líquido. Usando ainda como base a equação fundamental da contabilidade A= PE + PL dando valores A= 2000 PE= 1000 (empréstimo a pagar) PL= 1000 2000= 1000 + 1000veja você que o perdão da sua dívida no valor de 1000, que estava no passivo exigível, acarreta aumento do PL, que passa a valer 2000. Assim temos que: 2000= 0 + 2000Além disso, não vejo como uma receita não possa implicar necessariamente em aumento do patrimônio líquido. Quanto à restrição da vedação do uso da conta "lucros ou prejuízos acumulados", tirei a informação do livro do Ricardo Ferreira (Contabilidade Básica,2009) no capítulo que trata dessa conta
  • O exemplo citado pelo nosso colega Yuri (desaparecimento de uma dívida) é um caso tipo de insubsistência ativa ou insubsistência do passivo. Este fato implica em reconhecimento de receita pela entidade. O reconhecimento desta receita implica necessariamente em aumento do PL, mas não altera o Ativo.
  • Como o enunciado não está especificando a natureza da receita, ou seja, se ela é oriunda de uma venda, prestação de serviço, prescrição de dívida, etc...Sob o conhecimento da teoria da contabilidade, eu não posso conscientemente afirmar Que apenas a alternativa C está correta!Os candidatos que interpretaram essa receita como sendo de venda ou de serviço, provavelmente responderam a alternativa A;Quem interpretou que essa receita era proveniente da prescrição de uma determinada divida (que por sinal não está mencionado no enunciado), responderam que o PL aumenta- alternativa C;Entretanto não podemos esquecer que nesse tipo de lançamento para o PL aumentar o Passivo deve diminuir, logo a alternativa D também está correta!Concordam?
  • Vamos lá. A questão realmente não diz a origem da receita e conforme posicionamento do colega, Fábio Leoli, pode existir mais de uma interpretação.Se a receita é oriunda de uma venda de mercadorias ou serviços (a vista ou a prazo)ou oriunda de recebimento de uma doação o fato implica em aumento do Ativo e aumento do PL.Por outro lado, se a receita é oriunda de uma prescrição de uma obrigação, há uma redução no Passivo e um aumento no PL.Percebam que, qualquer que seja a interpretação, a contabilização de uma receita sempre provocará um aumento do PL.Diante disso o que se pode afirmar é que "A contabilização de uma receita pela entidade implica, necessariamente, um aumento do Patrimônio Líquido."É isso. Espero ter ajudado.
  • bom, eu sou leigo na contabilidade, mais to tentando entender esses mecanismos de contabilização, e gostaria de fazer uma pergunta pertinente a essa questão pra vocês que são feras nisso:Quando contabiliza-se uma receita de venda, para o PL aumentar não é necessário haver lucro? Conforme colocou nosso colega Fabio Leoli;na minha concepção não necessariamente o PL aumenta, existe uma condição pra que isso aconteça – a empresa não pode estar com prejuízo.Me corrijam se eu estiver errado, desde já fico grato.
  • Bom questionamento Borges. Aqui estamos todos aprendendo juntos.Vamos ver o comando da questão. "A contabilização de uma receita pela entidade..."Repare que o comando da questão não fala em custo ou apuração de resultado, fala apenas em lançamento da receita. Perceba que o lançamento da receita, seja ela de que origem for, como fato isolado, sempre aumentará o PL.Na prática, sabemos que uma receita de venda de mercadorias ou prestação de serviços tem um custo e que a partir do confronto entre receita e despesa(custo) tem-se o resultado (lucro ou prejuízo). Mas não foi esse o questionamento trazido pela questão. Acho que a intenção do examinador foi provocar esse tipo de dúvida mesmo. Concurso é assim mesmo.É isso. Espero ter ajudado.
  • O fato da questão falar NECESSARIAMENTE, exclui as alternativas A e D, pois estas são as contas possíveis para contrapartida da Receita.Exemplos:Aumento do Ativo - Prestação de Serviço à vista:D-Caixa (ATivo)C-Receita(Aumenta o PL)Diminuição do Passivo - Desconto em Duplicata a Pagar paga antecipadamente:D-PASSIVO (Diminui seu saldo)C-ATIVO (Pela saída do dinheiro)C-RECEITA (Aumenta o PL) P=A+R
  • Em aula com o Prof. Montoto, ele afirmou que não podemos afirmar sempre que uma Receita aumenta o Ativo pois podemos ter uma Receita abatendo um Passivo.

    Por exemplo, se eu vender algo para meu Fornecedor e abater minha dívida com ele:

    D: Fornecedor   100

    C: Receita                     100

  • Gabarito: C

     

    Nem sempre a contabilização de uma receita implicará necessariamente em um aumento de ativo. Ex:, o reconhecimento de uma venda quando com recebimento antecipado do cliente.

     

    Recebimento Antecipado:

    D - Caixa (ativo)

    C - Adiantamento de Clientes (passivo)

     

    Venda:

    D - Adiantamento de Clientes (passivo)

    C - Receita de Vendas (resultado)

     

    Abraços.