SóProvas


ID
76192
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Cia. Monte Azul devia à Receita Federal do Brasil um montante de impostos e contribuições no valor de R$ 260.000,00, entre o principal e os acréscimos legais (multa e juros). Ao aderir ao parcelamento favorecido instituído pela Medida Provisória n o 449/2008, a sociedade obteve anistia dos acréscimos legais no valor de R$ 95.000,00. Essa redução no Passivo da companhia terá como contrapartida uma conta de

Alternativas
Comentários
  •  Vamos supor que a referida empresa com a intenção de manter sua dívida sempre atualizada vinha contabilizando mensalmente os cálculos de juros e multas. Estes valores são considerados DESPESAS, logo, reduziram o Lucro Líquido da empresa e por consequência os impostos calculados sobre o lucro.

    Agora será necessário que estes valores descontados entre como RECEITAS, que aumentarão os lucros e consequentemente os valores dos impostos a pagar a partir do lucro.

  • O que ocorreu foi uma insubsistência ativa.

    Insubsistência ativa é o desaparecimento de parte do patrimônio que causa um aumento no Patrimônio Líquido.

    Insubsistência <--> desaparecimento

    ativa <--> aumenta o patrimônio

    Toda insubsistência ativa tem como resultado uma receita.

    No caso, a insubsistência foi de um item do passivo. Se diminuiu o passivo sem contrapartida no ativo, então surge na entidade uma RECEITA.

  • De acordo com o principio da competência:

    Art. 9°
    § 3° As receitas consideram-se realizadas:

    II - quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;




  • Apenas para acrescentar... O comentário do colega acima refere-se a Resolução 1.111/2007 CFC - Apêndice II  Resoçução 750/93 - Princípio da Competência.