SóProvas


ID
762160
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O modelo conceitual de dados

Alternativas
Comentários
  • O modelo conceitual está mais ligado à fase de análise, que não tem detalhes de implementação nem dependência de tecnologia. Já o modelo da fase de projeto tem detalhes de implementação e dependentes de tecnologia, podendo ser implementado por ferramenta CASE.
  • Modelo de dados é uma descrição formal da estrutura de um Banco de Dados. Modelo de dados Conceitual é um modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados a nível de SGBD; A técnica mais difundida de modelagem conceitual é a abordagem entidade-relacionamento (ER); Um modelo conceitual é usualmente representado através de um diagrama, chamado diagrama entidade-relacionamento (DER).Logo, a definição correta para modelo conceitual de dados é a da letra "B".
  • O modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente da implementação de um SGBD, ou seja, independente da técnologia a ser usada. Ele registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados são armazenados a nível de SGBD. Um exemplo é o uso da abordagem Relacional, representada através do diagrama entidade-relacionamento.
  • GABARITO: B
    O Modelo Conceitual está mais ligado ao alto nível de abstração e não leva em 
    conta o banco de dados em si, na realidade ele leva em consideração a forma como  as  estruturas  serão  criadas  para  armazenar  os  dados.  Por  estar  mais ligado ao nível mais alto, faz-se necessário o acompanhamento do cliente para que sejam coletados os requisitos funcionais que darão suporte à construção de todo o modelo. 
    BONS ESTUDOS!!!!
  • O modelo Conceitual está associado a fase de Análise, onde são estudados os requisitos do sistema, que servirá de orientação na fase posterior de Projeto, onde o modelo lógico trará os primeiros esboços de como será a implementação do banco de dados.

  • O modelo conceitual é independente de tecnologia (SGBD) e paradigma (relacional, hierárquico, etc)

  • Como nosso amigo Romeu disse, o modelo de dados Conceitual é algo abstrato; sendo assim, a descrição do minimundo não pode ser algo fiel à realidade, e sim uma abstração...o que deixa a questão sem alternativas!

  • O modelo conceitual é puramente alto nivel, detalhando os fatos necesarios p/ modelagem sem se preocupar com detalhes tecnicos

  • A - modelo físico

    C e D - Modelo Lógico

    E - ta trocado os conceitos. Modelo conceitual - analaise / modelo lógico = projeto

     

     

  • A primeira fase do projeto do banco é o levantamento e análise de requisitos, que na prática, é a especificação das necessidades do usuário do banco. Entrevista-se o usuário do banco para entendimento e documentação dos seus requisitos de dados.


    A segunda fase é o projeto conceitual, em que já se criam descrições detalhadas de tipos de entidades, relacionamentos, atributos e restrições. A modelagem conceitual empregada baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente. O modelo normalmente utilizado é o modelo entidade-relacionamento.

     

    Posteriormente ocorre as especificações das necessidades funcionais, depreendidas do próprio projeto conceitual. Caso exista algum impedimento funcional para a implementação do banco, talvez seja necessário voltar ao projeto conceitual e realizar algumas modificações.

     

    Em seguida aparece o projeto lógico, ou mapeamento do modelo de dados. A modelagem lógica, por sua vez, já realiza o mapeamento do
    esquema conceitual para o modelo de dados que será usado. O modelo de dados de implementação normalmente é o modelo de dados relacional.


    Por fim, temos o projeto físico, durante a qual são definidas as estruturas de armazenamento interno, índices, caminhos de acesso e organizações de arquivo para os arquivos do banco de dados. Já passa a depender de regras de implementação e restrições tecnológicas .

  • Apesar de algumas literaturas dizerem que no Modelo Conceitual é desenvolvido o Diagrama de Entidade-Relacionamento está incorreto. O DER é elaborado na Modelagem Lógica, porque no modelo conceitual o projeto deve ser independente do SGBD escolhido.

    Se for desenvolvido um projeto ER no modelo conceitual você já está definindo que o banco será construído no modelo E-R.

    No modelo conceitual você definirá um projeto onde são identificadas as entidades, relacionamentos e atributos APENAS. No projeto lógico será definido que tipo de SBD será utilizado, hierárquico, em rede, orientado a objetos ou relacional (o mais comum). Se escolhido o SBD relacional aí sim será desenvolvido o DER onde estará definido as chaves primárias, estrangeiras, cardinalidade, etc.

  • a) O modelo conceitual é independente do tipo da tecnologia utilizada. É uma representação de alto nível das entidades, atributos e relacionamentos a serem posteriormente implementados. ERRADA

    b) O modelo conceitual é uma representação fiel do ambiente observado, ou seja, do domínio do Sistema de Banco de Dados, sendo independente de hardware ou software. Essa é a nossa resposta. CERTA

    c) Esses conceitos não dizem respeito à modelagem conceitual ou à lógica. São conceitos associados ao próprio armazenamento dos dados, sendo partes do modelo físico. ERRADA

    d) Como já discutimos nas outras alternativas, essa etapa da modelagem abstrai os detalhes relacionados à implementação. ERRADA

    e) O modelo conceitual está mais associado à fase de análise, já que não leva em consideração as especificidades da tecnologia adotada. Posteriormente, o modelo lógico passa a levar em consideração essas tecnologias, sendo mais associado a metodologias de desenvolvimento e podendo ser implementado por ferramentas CASE. Caso você não saiba, ferramentas CASE são softwares que auxiliam as atividades de engenharia de software. ERRADA

  • O modelo conceitual está mais ligado ao alto nível de abstração e não leva em conta o banco de dados em si, na realidade ele leva em consideração a forma como as estruturas serão criadas para armazenar os dados. Por estar mais ligado ao nível mais alto, faz-se necessário o acompanhamento do cliente para que sejam coletados os requisitos funcionais que darão suporte à construção de todo o modelo. 

    @coachpatriciaquintao