SóProvas


ID
762286
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que completa o fragmento a seguir:

A Toxicologia Forense estuda _____

Alternativas
Comentários
  • A toxicologia forense é um ramo da grande ciência Toxicologia. Na toxicologia forense, o principal objetivo é detectar e quantificar as substâncias tóxicas e seus efeitos nos organismos. Contudo, a atividade do toxicologista forense aplica-se a situações com questões judiciais subjacentes para as quais importa reconhecer, identificar e quantificar o risco relativo da exposição humana a tais agentes tóxicos.
  • Gabarito: C

     

    A toxicologia é definida como uma ciência que visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos. Esta ciência abrange múltiplas áreas do conhecimento com inúmeros profissionais de várias áreas entre elas podemos citar e explicar as seguintes:


    - Toxicologia Clínica: desenvolve observações a pacientes que permaneceram expostos a algum agente tóxico, com o intuito de prevenir, diagnosticar a intoxicação ou, se necessário, realizar medidas terapêuticas específicas.


    - Toxicologia Ocupacional: estuda as ações e efeitos prejudiciais de determinadas substâncias que são empregadas no ambiente de trabalho sobre o organismo do indivíduo exposto. Busca especialmente entender os conhecimentos que possam garantir segurança sobre a exposição ocupacional.


    - Toxicologia de Alimentos: está pautada ao estudo da toxicidade das substâncias difundidas pelos alimentos, sendo assim esta área consegue constituir índices de segurança para que os alimentos, naturais ou industriais, possam ser consumidos sem causar danos à saúde, desde o seu armazenamento até o consumo.


    - Toxicologia Ambiental: estuda os efeitos nocivos causados em organismos vivos pelos conteúdos químicos presentes na terra. Busca compreender as alterações no equilíbrio biológico resultantes da poluição química que afeta o meio ambiente. É um estudo fundamental para a realização de ações de conservação e gestão ambiental.


    - Toxicologia Experimental: realiza estudos para poder buscar os mecanismos das ações dos toxicantes sobre os sistemas biológicos com o intuito de avaliar os efeitos decorrentes dessa ação. Esta avaliação de toxicidade é conseguida através de análises realizadas em diferentes espécies de animais, seguindo critérios e normas rigorosas pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/o-que-e-toxicologia/51759

  • Discordo do gabarito, mas não há muito o que fazer...

    O gabarito, "As reações tóxicas e os venenos causadores destas reações", para mim indica o que a toxicologia em si estuda numa forma geral. Como a questão quer saber o foco de atenção da toxicologia forense, acredito que a opção correta deveria indicar que ela estuda agentes tóxicos para a elucidação de questões que ocorrem em procedimentos judiciais... Questão mal feita... mas é só minha opinião. Gostaria que algum professor se manifestasse melhor sobre essas definições...

  • questão aleatória, poderia ser qualquer uma das 3 primeiras

  • Concordo com você Cecília Andrade!

  • GABARITO: C

    A Toxicologia Forense estuda as reações tóxicas e os venenos causadores destas reações.

    Estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas no mundo vivo

    • É multidisciplinar, pois engloba conhecimentos de outras matérias como Bioquímica, Química, Fisiologia, Genética, Patologia, entre outras; 

    • Identifica e quantifica os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos, ou seja, qualquer substância que pode provocar danos ou produzir alterações no equilíbrio biológico; 

    • Tem como principal objetivo a identificação de substâncias tóxicas, em geral, atendendo solicitações processuais de investigação criminal por parte dos diversos organismos

    Fonte: Material Curso Método Ciclos.

  • A toxicologia forense é um ramo da grande ciência Toxicologia. Na toxicologia forense, o principal objetivo é detectar e quantificar as substâncias tóxicas e seus efeitos nos organismos. Contudo, a atividade do toxicologista forense aplica-se a situações com questões judiciais subjacentes para as quais importa reconhecer, identificar e quantificar o risco relativo da exposição humana a tais agentes tóxicos.

    Fonte: Correção do professor

    Gabarito C

  • Toxicologia Forense tem como principal objetivo a busca da evidência consistente que irá permitir a identificação da presença de um agente tóxico. Ou seja, as reações tóxicas e os venenos causadores destas reações.

    Gabarito C